Categorias
Aves Destaques

Dicas para alimentar sua ave

Se sua ave come apenas sementes, e você quer mudar os hábitos alimentares dela para ração, introduza-a gradualmente. Na primeira semana, 1/3 da quantidade diária de alimento deve ser ração, oferecida nas primeiras horas do dia, e 2/3 restantes de sementes, no final da tarde. Na segunda, a porção é de 2/3 de ração e 1/3 se sementes, sempre em períodos diferentes. E, na terceira, dê somente a ração. Se a ave comer apenas o pote com as sementes, insista mantendo a ração até que ela coma e diminua, gradualmente, a quantidade de sementes para forçá-la a comer o alimento extrusado. Ou também você pode colocar um comedouro cheio de ração e outro com sementes e ir diminuindo a quantidade de sementes, como no exemplo anterior. Seja persistente. É claro que a ave vai preferir as sementes, da mesma forma que uma criança prefere chocolate. Mas fique atento. Se nesse processo a ave estiver perdendo peso rapidamente, será necessário fazer a transição em maior tempo, com alterações sutis das quantidades, em vez de fazer as etapas da mudança em uma semana, faça em duas, por exemplo.

Sem mistura

Nunca coloque ração e sementes no mesmo comedouro, pois a ave vai escolher sempre as sementes, às quais está acostumada, desperdiçando muita comida, além disso, a umidade de um alimento interfere na qualidade do outro.

Enriquecimento ambiental

Na Natureza, as aves não encontram tudo picadinho e sem casca, portanto, oferecer as frutas com pedaços maiores e com casca faz com que elas tenha alguma atividade e distração, deixando-as mais felizes e saudáveis.

Lave bem as frutas, verduras e legumes

Isso evita contaminações por agrotóxicos.

O que podemos dar?

Como todo ser humano, as aves também gostam de variar sua comida, tanto no sabor, quanto na cor e no formato. Frutas como maçã e pêra (sem as sementes), banana, mamão, melancia, manga (com caroço), coco etc. , assim como legumes crus  (cenoura, milho verde, abóbora, vagem, berinjela, pimenta, abobrinha, beterraba, pepino etc.)

Se você quiser variar o cardápio, você também pode oferecer pipoca ou arroz cozido sem sal e sem óleo.

Ração é a melhor opção

Antes de dar qualquer comida ao seu psitacídeo, pesquise quais os tipos de alimentos que ele come na natureza e veja quais deles você tem para oferecer. As rações específicas para cada espécie passaram por vários estudos, afim de aproximá-las o máximo possível das necessidades nutricionais da ave à qual se destinam. Os alimentos mencionados acima são opções para complementar a alimentação dos psitacídeos e dar mimos a eles, já que os mais indicado é ração extrusada como refeição principal. Nas lojas e no site da Terra Zoo, você encontra uma grande variedade de alimentos para sua ave, além de profissionais capacitados para lhe orientar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *