Categorias
Aquarismo

Dicas de locais para uma boa pescaria

A pesca é o sustento de vida de muitas pessoas e também um hobby para outras, mas, seja qual for a motivação, o objetivo é sempre o mesmo: ter sucesso na quantidade e na qualidade dos peixes.

A primeira dica é escolha do local. Se você busca por peixe maiores, deve observar o ambiente, primeiro, se há presença de aves aquáticas, pois elas procuram sempre por peixes para sua alimentação, e onde há peixes pequenos, também se encontram peixes grandes.

Margens com capim também são excelentes locais, pois pequenos peixes se refugiam para escapar dos ataques dos predadores, além de haver também uma infinidade de outras espécies de peixes que têm no capim sua base de alimentação.

Refúgio

Locais com presença de rochas possuem organismos vivos, como ostras, mariscos, etc., também possuem bons peixes nas proximidades. Em ilhas, nos rios ou baías de litoral, as pedras ao redor, são refúgios de pequenos peixes, e nesses locais também é que se encontram também os peixes maiores. As árvores frutíferas próximas a rios e lagos são fonte de alimento para várias espécies de peixes, como por exemplo, tilápias que se encontram em represas e se alimentam de goiaba.

Presença de troncos ou árvores submersas também são um importante sinal de presença de peixes, tanto em rios do litoral como em rios de água doce ou represas. Muitas espécies de peixes predadoras procuram esses locais para se alimentar, pois em volta de paus e árvores, parcial ou totalmente submersas, se encontram organismos vivos, que são as iscas de peixes maiores.

Locais como rios e marés, com pequenos cursos d’água, são ótimos para encontrar peixes grandes que ficam à espera do alimento, que sai do pequeno curso d’água. O melhor local para a pesca é na junção das águas. Outro local são os canais, pois os peixes sempre trafegam pela parte mais profunda. No mar, a identificação de um canal é pela formação das ondas. Em baías e rios de litoral, pela formação das pedras ou terra firme. Em rios, é necessário descobrir os remansos, podendo ser feito através da observação de plantas aquáticas que ficam na superfície das águas. Em represas, a dica é utilizar um bambu ou uma corda com um peso e ir batendo o fundo da represa. Quando chegar ao canal, a profundidade aumentará repentinamente.

Barrancos de terra firme é outro local onde o predador dá caça aos outros peixes e que estes não tem oportunidade de fugir. Nesse local, prefira pescar sempre observando a categoria do peixe desejado.

Fartura

Quem busca fartura visual de peixes pode optar por cachoeiras ou corredeiras. Quem já presenciou o fenômeno da piracema, já viu os peixes menores vencendo obstáculos, rio acima, para a desova. São nas corredeiras que os peixes maiores costumam se alimentar, por isso é um excelente local de pesca. Mas, deve ser observado um detalhe: existe um limite onde pode se pescar, normalmente 200 metros abaixo ou acima desses locais. É proibido pescar fora desses locais, informe-se antes de escolher o local para a pesca.

E se você já sabe onde vai curtir uma boa pescaria, que tal conferir nossas ofertas no site da Terra Zoo? Aproveite o desconto de 20% em toda a linha de pesca, clicando aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *