Categorias
Cães Destaques

Conheça o Pastor de Beauce

Também chamado pastor francês de pelo curto ou beauceron ou bas rouge ( isto é “meias vermelhas” pelas manchas cor de fogo nas garras), o pastor de Beauce é um pouco parecido com o dobermann, e não são poucos os que vêm nesta antiga raça francesa, a origem do mais moderno cão de defesa alemão.

O pastor de Beauce, por sua vez, descenderia de um cão muito mais primitivo, de pelo duro e aspecto selvagem, no qual atuaram minuciosos processos seletivos até que, em 1897, a raça, tal como é conhecida hoje, foi apresentada pela primeira vez em exposições caninas francesas, suscitando o interesse de numerosos cinófilos; Desde então, sua criação tem-se estendido notavelmente.

Sobre as qualidades psíquicas deste cão, escreveu Boulet de Elbeufs, criador do griffon homônimo: “…a inteligência, a obediência, a atividade do beauceron são proverbiais: é também um guardião fiel e um defensor denotado e sua inclinação para cuidar o rebanho parece inata, escrupulosamente transmitida através de séculos..”.

Comportamento

O Pastor Beauceron é tenaz, sociável, curioso e sente um grande apego por seus donos. Ele é inteligente, tem uma grande memória e é muito obediente. Apesar disso, eles não aceitam imposições sem sentido, mesmo que por seus donos. Devido ao seu passado como cão pastor e a sua desconfiança com pessoas estranhas, ele é um cão de guarda nato. Essa raça adora brincar e fazer exercícios com seus donos.

O cão Beauceron trabalha com empenho e é muito determinado, principalmente em situações de pastoreio como está acostumado a trabalhar há séculos, porém dentro de casa ele é gentil e sociável, sempre pronto para brincar, fazer uma caminhada ou simplesmente trocar carinhos e descansar no sofá.

Um pouco reservado e desconfiado com pessoas de fora do circulo familiar, o Pastor de Beauce tem instintos protetores poderosos. Eles tendem a ser especialmente protetores e vigilantes com as crianças da família. Com um treinamento e socialização corretos, o Pastor Beauceron pode se dar muito bem com outros cães e até mesmo gatos.

Nome científico: Canis lupus familiaris

Expectativa de vida: de 10 a 12 anos

Peso: Macho: 32 – 45 kg, Feminino: 30 – 39 kg

Personalidade: Protetor, Amigável, Calmo, Destemido, Inteligente

Altura: Macho: 66 – 71 cm, Feminino: 64 – 66 cm

Cores: Tricolor, Preto e canela, Arlequim, Preto e Ferrugem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *