Categorias
Cães Destaques Gatos

Conheça a campanha Outubro Rosa Pet

Neste sábado, dia 30/09, a partir das 16h, acontece o evento Outubro Rosa Pet, na Lagoa da Jansen, em frente à Concha Acústica. O evento é o lançamento da campanha de mesmo nome, que seguirá durante todo o mês de outubro e tem como objetivo orientar e conscientizar os proprietários sobre a importância da prevenção ao câncer de mama em cadelas e gatas e informar sobre as principais formas de prevenção (castração) desta enfermidade.

Ações que serão realizadas no evento:
– Palpação mamária;
– Dicas sobre nutrição de pets;
– Prevenção do câncer de próstata;
– Importância da castração e seus benefícios frente à prevenção do câncer mamário e de próstata em cães e gatos;
– Vacinação antirrábica;
– Entrega de brindes para os pets e material informativo.

A Terra Zoo abraçou o evento e estará presente com sorteio de brindes na Lagoa e também durante todo o mês de outubro, com distribuição de panfletos informativos em seus consultórios, na Cohama, Centro, Rio Anil e Forquilha. E qualquer dúvida sobre como prevenir tumores em cadelas e gatas, consulte nossos veterinários em nossas lojas.

 

Outubro Rosa Pet 2017

Nos últimos anos, o mês de outubro tornou-se um importante aliado na luta contra o câncer de mama na mulher. Conhecido como “Outubro Rosa”, o movimento agrega várias instituições em prol da missão de orientar a população quanto à prevenção do tumor. No mundo animal a história não é diferente. Uma corrente cada vez maior de veterinários e profissionais da área se reúne todo mês de outubro para lembrar que o câncer de mama pode atingir também nossos melhores amigos. Falamos agora do “Outubro Rosa Pet”.

O câncer de mama atinge mais cadelas do que gatas de qualquer raça, sendo mais frequente em bichos com idade acima de 5 anos. O diagnóstico precoce pode ser feito com o auxílio dos donos, realizando uma espécie de “auto-exame” no animal, por meio da palpação das mamas da fêmea. Na campanha do “Outubro Rosa Pet”, veterinários em todo o Brasil orientam os tutores a palpar as mamas dos animais à procura de pequenos nódulos firmes. Uma vez que esse nódulo é confirmado em consultório, a conduta é retirá-lo em uma cirurgia e mandá-lo para análise em laboratório para averiguar de que tipo de tumor se trata. Outra medida preventiva importantíssima disseminada nas campanhas do mês de outubro é a castração.

Sabe-se que a realização precoce do procedimento resulta numa queda expressiva no risco de um câncer de mama aparecer. Por isso é importante conscientizar a população sobre essa ferramenta de prevenção. Fêmeas não castradas têm 26% de probabilidade de desenvolver um tumor maligno na mama; se a castração for realizada antes do primeiro cio, entre 5 e 9 meses de idade, este índice cai para 0,5 %. Esses números apontam, portanto, que a castração pode ser positiva tanto em termos de longevidade quanto na qualidade de vida do animal. Vamos aproveitar o mês de outubro para apoiar também o combate ao câncer de mama nos pets, lembrando parentes e amigos que possuem fêmeas sobre esses cuidados tão importantes para o bem-estar de nossos grandes amigos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *