Categorias
Ação Adoção

Como você pode ajudar no combate ao Abandono de Animais?

Infelizmente, ainda nos deparamos com diversos casos de abandono de animais em diferentes lugares por onde passamos. Mas o que talvez muitas pessoas não saibam é que o abandono de animais é considerado crime e pode ser prevenido. Confira algumas informações para que você se conscientize sobre esse assunto.

O crime do abandono: conhecendo a Legislação

O abandono de animais é considerado um crime, de acordo com a Lei contra Crimes Ambientais nº 9.605/98, Art. 32. Os infratores podem enfrentar pena de 2 a 5 anos de prisão, multa e proibição da guarda de animais. Em casos de morte do animal devido ao abandono, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço.

Triste realidade: dados de abandono no Brasil

Apesar do país contar com cerca de 150 milhões de animais de estimação, dados do Instituto Pet Brasil revelam que o abandono cresce a cada ano, alcançando 185 mil animais sob cuidados de organizações não governamentais em 2021. Metade desses animais, de acordo com o mesmo instituto, provém de casos de abandono.

Principais motivos de abandono no Brasil

Uma pesquisa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo aponta que impulsividade na adoção, falta de conhecimento sobre as necessidades dos animais e falta de planejamento a longo prazo são os principais motivos de abandono.

Problemas comportamentais lideram a lista, seguidos por mudanças no ambiente e estilo de vida dos proprietários.

A presidente da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (Amada), Joyce Millene, comenta: “Ao adotar um animal nos eventos de adoção da Terra Zoo, o adotante passa por uma avaliação junto com a ONG responsável pelo animal. Apoiamos e incentivamos todas as ONGs a fazerem o mesmo para realizarem uma adoção mais consciente”.

Adoção responsável: prevenção ao abandono

Adotar um animal de estimação é um compromisso sério que requer atenção. Conhecer as necessidades específicas de cada fase da vida do animal, desde filhote até a idade mais velha, é essencial. Cuidar de um pet demanda tempo, paciência e alguns recursos.

O ZOOCast, apresenta tudo sobre Adoção Pet, com a convidada Joyce Millene, presidente da Amada.

O ZOOCast está disponível no Spotify com episódios semanalmente publicados, confira o episódio sobre Adoção Pet e todos os outros disponíveis.

Você também pode adotar nas vitrines de adoção da Terra Zoo. Visite uma loja mais próxima de você e confira cães e gatos que estão precisando de um lar e ajude a combater o abandono de animais. Além disso, esses animais também estão presentes nos Eventos de Adoção da Terra Zoo. Fique por dentro seguindo o perfil @terrazoo no Instagram. No perfil, você se informa sobre o dia e horário dos eventos de adoção que estão acontecendo.

Denuncie: zero tolerância contra maus tratos

Presenciou abandono ou maus tratos? Não hesite em denunciar. Dirija-se à delegacia de polícia mais próxima, faça fotos e vídeos do abandono e registre um boletim de ocorrência com informações relevantes. Lembre-se, o autor do processo será o Estado, e denunciar é um ato de cidadania.

Juntos, podemos trabalhar para conscientizar todos e iniciar uma mudança significativa na vida dos animais abandonados. Faça a sua parte e seja a voz daqueles que não podem falar. A Terra Zoo apoia a causa animal e convida você a se unir a essa missão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *