Categorias
Raças

Chihuahua: O pequeno notável

Se existe um cãozinho realmente exótico, que desperta paixões e interesse por todo o mundo, esse cão é o Chihuahua. Em primeiro lugar, pelo seu diminuto tamanho: ele é considerado o menor cão do mundo. Depois, pela sua aparência e aspecto físico no mínimo diferente, principalmente, com sua cabecinha parecida com um morcego. Seu temperamento é genial: dócil, meigo, querido, inteligente, ativo, irrequieto, corajoso, elegante e alerta, perfeito para apartamentos ou pequenos espaços.

chihuahua-6
Seu nome tem origem da região de Chihuahua, à norte do México, berço desta antiga raça de origem incerta. Alguns acreditam ter sido introduzida no mundo pelos chineses, porém outros acreditam que tenha seus ancestrais no povo Asteca que o teria considerado um animal sagrado, sendo exposto tanto a sacrifícios religiosos quanto a ser tido como amuleto da sorte de muitos lares nos séculos 10 e 12. O que se sabe ao certo é que, em 1850, três minúsculos cães foram encontrados na cidade de Chihuahua, no México, e depois exportados para o vizinho EUA.

tipos-de-Chihuahuas
Essa pequena criatura é uma figura e tanto. Tamanho, definitivamente, não é documento para este pequeno notável. Irresistível, não se deixe enganar por sua estatura ou por seu olhar meigo – o bicho é atrevido e tem personalidade forte. Apesar de chegarem no máximo a 3 kg enfrentam cães maiores sem problemas. Não toleram desconhecidos e latem furiosamente.
A pequena estatura deste cãozinho é inversamente proporcional à sua enorme popularidade. Fato: os grandes olhos negros e expressivos dos Chihuahuas cativam pessoas indistintamente. Inclusive, existe uma vasta lista de celebridades que já desfilaram com seus cãezinhos no tapete vermelho. Entre elas, Paris Hilton, Reese Witherspoon, Madonna, Jennifer Love Hewitt, Britney Spears, Hillary Duff, Marilyn Monroe, Jennifer Lopez, Jamie Lee Curtis, Alyssa Milano, Cristina Rici, Anne Heche, Katherine McPhee e Sharon Osborne.

chihuahua-5
De tão irresistíveis, Chihuahuas já até estrelaram filmes – desde o blockbuster “Legalmente Loira” 1 e 2, protagonizado por Reese Witherspoon, até a série “Perdido para Cachorro” 1, 2 e 3, com Jamie Lee Curtis e Drew Barrymore. Eles também podem ser vistos em programas de TV, como “As Visões da Raven”, “Coragem, o Cão Covarde”, “Ren & Stimpy” e “Krypto, o Supercão”. Em 2013, a Chihuahua porto-riquenha Miracle Milly foi reconhecida oficialmente pelo livro Guinness World Records como o menor cão do mundo, com apenas 9,6 cm de altura. Na época, a cadelinha tinha pouco menos de dois anos de idade e pesava apenas meio quilo.

Chihuahua12
Um detalhe adorável nos Chihuahuas é o apego ao dono. Ele é conhecido por sua extrema devoção a uma única pessoa – e fará de tudo para agradá-la e protegê-la. Aqueles que estiverem dispostos a amá-lo, com certeza ganharão um melhor amigo para muitos anos. Por serem tão pequenininhos, são cuidados como verdadeiros bebês: vivem no colo a ganhar afagos. Cheios de vida e alertas, o Chihuahua sem dúvida nenhuma é um cão e tanto. Um cãozinho assim, com tantas qualidades. Quem resiste?

Chihuahua121

Curiosidades

  • A moleira do animal não fecha completamente e, por isso, ele fica com um pequeno ponto na cabeça no qual a fragilidade é maior;
  • O Chihuahua é originalmente um cão de companhia, mas a AKC os colocou no grupo dos toys;
  • Eles ocupam a 67ª posição no ranking de inteligência canina;
  • Algumas tribos indígenas do sul da América costumavam se alimentar de carne dos Chihuahuas, além de realizar alguns sacrifícios religiosos com os bichinhos.
  • É uma raça muito resistente a doenças e sua longevidade chega aos 18 anos.

Ficha Canina

Origem: México
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto ou longo
Cores: as cores são variadas e todas são aceitas
Temperamento: afetuoso, possessivo, alerta e corajoso –
Pontos fortes: Ideal para apartamentos, ele não tem odor e aprende a fazer xixi e defecar em locais determinados, com facilidade. Excelente guardião, alertando o dono mediante qualquer barulho ou movimento estranhos. Adora brincar e tomar banhos de sol.
Pontos fracos: Devido ao seu tamanho, o cão não é uma boa opção para quem tem crianças muito pequenas. Elas podem facilmente pisar ou cair em cima do cachorro.

Uma resposta em “Chihuahua: O pequeno notável”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *