Categorias
Cães Curiosidades Destaques

Castração: cuidados com assepsia, medicação e alimentação

Entre todos os cuidados, a limpeza, sem dúvida alguma, é o um dos aspectos mais importantes a serem levados em conta para uma boa cicatrização e bem-estar do animal e, por isso, deve ser realizada de acordo com a orientação do veterinário. O curativo feito com gaze e esparadrapo micropore antialérgico, deve ser aplicado em ambos os sexos e é feito imediatamente após a conclusão da cirurgia. Ele deve ser trocado pelo veterinário 24 horas após o procedimento, se nessa avaliação ele vir que está tudo bem, pode-se espaçar a troca do curativo para cada três dias até a retirada dos pontos que costuma ocorrer entre sete e dez dias.

Para auxiliar a assepsia o tutor não deve mexer no curativo. Apenas usar uma gaze estéril como clorexidina para limpar a região, não é preciso o uso de pomadas quando o ferimento está em processo de cicatrização adequado e sem infecção.

Ministrar a medicação prescrita pelo profissional nos horários e períodos indicados é de extrema importância. Os antibióticos evitam infecção e se não forem tomados da forma recomendada pelo veterinário podem não proteger e ainda criar resistência bacteriana, resultando em infecções graves. Os anti-inflamatórios reduzem inflamações, dor e incômodo da cirurgia.

No pós-operatório a alimentação não precisa mudar. Alguns antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos podem mudar o paladar do animal. Neste caso, interessante oferecer comidas em forma de patês ou molhos próprios para pets para deixar a ração mais saborosa.

Caso observe aumento do apetite, ganho de peso ou diminuição na atividade, o tutor pode recorrer à ração para animais castrados. Esse alimento é menos calórico e tem mais fibra para aumentar a saciedade. Contudo, se após a cirurgia ele se exercitar e comer adequadamente, não há necessidade de trocar o alimento. Qualquer  mudança deve acontecer após a retirada dos pontos e restabelecimento do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *