Categorias
Curiosidades Destaques

Bichon bolonhês: uma excelente companhia para crianças e idosos

O cão da raça Bichon Bolonhês é comportado, carente e apegado ao dono. É uma excelente companhia para crianças e idosos. Apesar de brincalhão e alegre, é considerado um cão calmo e não necessita de muitas atividades físicas.

A característica mais forte do temperamento do Bichon Bolonhês é o companheirismo. Criado desde tempos remotos como cão de companhia, esta raça é afetuosa e cria um laço especial com o dono. Sociáveis, dão-se bem com humanos e outros animais.

O Bolonhês é uma das 6 raças de Bichons existentes, juntamente com o Lowchen, o Maltês, o Havanês, o Coton de Tulear e o Frise. É parente próximo do maltês, e o mais provável é que descenda dele. Não foi exposta nenhuma outra teoria a este respeito, pois a biografia italiana e a estrangeira, dão escassas notícias sobre este grandioso cão de luxo. De qualquer maneira, é certo que o seu país de origem é a Itália e mais precisamente, a cidade de Bolonha, que lhe deu o nome, sendo as suas origens remotas.

Já nos séculos XI e XII eram apreciados especialmente pela graça e beleza. Em 1668, Cosimo de Médicis enviou à Bélgica oito pequenos cães bolonheses como presente a nobres belgas. Isto confirma, uma vez mais, o valor deste cão que desde aqueles tempos constituía um presente refinado, de bom gosto, muito em voga no ambiente diplomático. A fama manteve-se durante a Renascença. Filipe II, Rei de Espanha entre 1556 e 1598, também recebeu dois cães desta raça da mão do Duque D’Este. Escreveu-lhe dizendo: “Estes dois cães são a prenda mais real que se pode oferecer a um imperador”. O hábito de oferecer cães desta raça chegou mesmo à Casa Real Russa, mais concretamente a Catarina II que foi dona de um Bolonhês.

Quadros célebres retratam cães de aspecto muito parecido com o bolonhês atual, com a diferença de que antes a cor era quase sempre o branco e preto, enquanto que hoje se exige que a pelagem seja rigorosamente branca. Estes cães foram pintados por grandes artistas plásticos tais como Ticiano, Pierre Breughel e Goya. A raça está também retratada em tapeçaria do século XVII.

O Bichon Bolonhês tem uma média de vida de 14 anos, mas alguns exemplares chegam aos 18. Esta raça não tem graves problemas de saúde associados e os primeiros 10 anos de vida são geralmente bastante saudáveis, sem grandes complicações.

FUNÇÃO: Companhia
PESO: 2,5 Kg a 4 Kg
TAMANHO: de 25 a 30 cm
ESCOVAÇÃO: A cada 3 dias
DONO IDEAL: Donos que não fiquem muito tempo fora de casa e tenham disponibilidade para dar atenção ao seu companheiro. Caso fique muito tempo sozinho, o cão pode desenvolver problemas emocionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *