Categorias
Aves Destaques

Alimentos que fazem mal para os psitacídeos

Hoje em dia é muito comum as pessoas terem pássaros em casa como animais de estimação, principalmente psitacídeos, considerados muito inteligentes, interativos e carismáticos, como os Papagaios, Calopsitas, Periquitos etc…, essas aves adoram ficar bem pertinho de seus tutores, geralmente pousadas em seus ombros. Bastante curiosas, quando os donos vão comer alguma coisa, elas também querem colocar o bico, literalmente, onde não são chamadas!

No entanto, devemos nos precaver, pois muitas dessas guloseimas são um veneno para seu animalzinho. É importante conhecer as comidas que podem ser perigosas para não fazer mal à ave, mesmo que sua intenção seja apenas agradá-la.

A seguir, listo alguns exemplos dos principais alimentos que são dados frequentemente aos psitacídeos, mas que deveriam ficar totalmente fora de sua dieta.

Lista negra

Muitos alimentos exigem do dono uma atenção especial, pois podem causar sérios danos à saúde da ave. O alface, por exemplo, deve ser banido da dieta dos psitacídeos porque é um laxante e pode causar diarreia neles e até levá-los a óbito, dependendo da gravidade.

O agrião, como irrita as mucosas do estômago e do intestino, também deve ser banido. Quanto às frutas proibidas para os psitacídeos, o abacate está no topo da lista por conter altíssimos níveis de gordura, podendo ocasionar doenças hepáticas e obesidade, além de diarreia e de causar problemas nas penas, por afetar também a absorção de nutrientes.

Outros alimentos que podem trazer problemas, e que, portanto, devem ficar fora da dieta, são as folhas de batata, de tomate e de feijão, sementes de maçã e pera, bebidas alcoólicas, refrigerantes, fermentados (pães e bolos), sal e caroços de damasco, de cereja, de ameixa e de pêssego, embora as frutas sejam liberadas. Leite e seus derivados, como queijo, iogurte, requeijão, manteiga etc. também não devem ser oferecidos, pois as aves não conseguem processar a lactose no organismo, o que causa malefícios.

Café e chocolate causam hiperatividade, vômitos, diarreia e batidas cardíacas irregulares. Amêndoas, azálea, begônia, cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, lírio, comigo-ninguém-pode, samambaia, também são todos alimentos tóxicos para os psitacídeos e devem ser retirados do ambiente que vivem ou frequentam.

Fonte: Cães & Cia

13 respostas em “Alimentos que fazem mal para os psitacídeos”

Estou iniciando um criatório e buscando informações. Estas foram excepcionais, obrigado pelo compartilhamento das mesmas.

Eu dava queijo, pão e bolo para meu periquito, agora sei que faz mal, obrigado pela informação. Muito útil esse site.

Prezados, ótimas dicas!
Gostaria de saber tb se a planta clorofito (planta aranha) é toxica para calopsitas.
Agradecida!

Olá, tudo bem?
A planta clorofito não é uma espécie tóxica, sendo considerada uma planta pet friendly, que pode ser usada tranquilamente em ambientes com cães e gatos, porém, não há registros específicos em relação a calopsitas e árvores em geral.
Um abraço!

Boa tarde!
Ela pode estar em alguma situação que está causando estresse. Qual local da casa ela fica? Como está a alimentação? Recomendamos levar ao veterinário para uma consulta. Um abraço!

Boa tarde!
Ela pode estar em algum situação que está causando estresse. Qual local da casa ela fica? Como está a alimentação? Recomendamos levar ao veterinário para uma consulta. Um abraço!

Olá minha calopsita comeu manteiga e está com diarréia e até um pouco agressiva o que devo fazer?

Olá, tudo bem? Recomendamos levar urgente ao médico veterinário, temos atendimento em nossas lojas Terra Zoo. Esperamos que ela fique bem logo! 😉

Muito boa as informações. Obrigada. Tenho uma calopsita e sempre busco informações para cuidar bem dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *