Muitas guloseimas que os humanos adoram, podem colocar em risco a vida dos gatos, saiba quais são elas.
Ceder aos olhos pidões do seu gato e oferecer guloseimas pode acabar prejudicando a saúde do seu pet mais do que você imagina. Felinos são animais carnívoros restritos, ou seja, devem se alimentar majoritariamente, senão exclusivamente de carne. Ou seja, oferecer petisco humano deixa a dieta totalmente desbalanceada, mesmo que seja só em pequenas porções.
Segue uma lista de alimentos que os gatos não podem ingerir. E atenção: mesmo que você não ofereça esse tipo de comida, lembre-se de que felinos alcançam grandes alturas e adoram fuçar pela casa toda, então, o correto armazenamento também é essencial.
Produtos lácteos
Gato pode até gostar de leite, mas a maioria dos felinos é tolerante á lactose na vida adulta, alguns mais do que outros. Substitua o leite por iogurte natural, sem açúcar, que possui menos lactose. Mas ofereça com cautela e não diariamente. Outra dica para diversificar a dieta de líquidos é oferecer água de coco.
Sal
Sódio em demasia pode intoxicar os pets. Animais que compartilham industrializados com seus tutores são candidatos ao envenenamento pelo sódio. Os sinais incluem vômitos, diarreia, tremores e até convulsões. Ou seja, nada de batata chip e biscoito!
Alho e cebola
Ambos possuem n-propil disulfito, que em médio e longo prazo pode provocar anemia hemolítica. A anemia destrói as células vermelhas, o que pode ocasionar a necessidade de transfusões de sangue.
Chocolate e outros doces
O chocolate é tóxico para eles por conter teobromina, uma substância que gatos não conseguem metabolizar e se acumula no organismo. Para causar uma taquicardia basta somente 50 gramas, com isso espasmos musculares, vômitos, diarreia, colocando os derivados de cacau entre os alimentos mais perigosos para os bichanos.
Uva passa
O maior problema na uva é com relação ao caroço, as sementes possuem substâncias que causam doença renal aguada nos felinos.