Categorias
Cuidados Dicas

4 Dicas Essenciais para Manter a Dengue Longe das Suas Plantas

Com a chegada do período chuvoso, aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além das medidas tradicionais de prevenção, como eliminação de água parada, é importante estar atento também aos vasos de plantas, que podem se tornar criadouros do mosquito. Trouxemos quatro dicas simples para manter sua área verde livre desse problema.

1. Evite o uso de pratos

Sempre que possível, evite utilizar pratos sob os vasos de plantas. Caso precise utilizá-los, certifique-se de que não acumule água nos mesmos. Água parada é um convite para a reprodução do mosquito.

Você conhece os Violeteiros com Corrente? Aqui na Terra Zoo, você encontra esses produtos, ideais como opção de substituição dos pratos. Além de oferecerem vários suportes para carregar diversas plantas, são perfeitos para decorar ambientes.

2. Coloque areia ou terra no prato

Para evitar que o pratinho do vaso se torne um possível local de reprodução, adicione um pouco de areia ou terra nele. Isso irá dificultar o desenvolvimento das larvas do mosquito, impedindo sua reprodução.

Você pode trocar a areia ou terra quando você observar que ela já está úmida ou com água, evitando a proliferação do mosquito.

Além disso, você também encontra diversas plantas que os mosquitos da dengue, como Sálvia, Melissa, Citronela, Manjericão e Lavanda. Essas plantas são conhecidas pelos óleos essenciais que funcionam como repelentes para mosquitos da dengue e outros insetos. Visite a Terra Zoo mais próxima de você e garanta alguma dessas plantas.

3. Troque a água do vaso regularmente

Segundo dados da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ciclo de vida do mosquito desde o ovo até a fase adulta dura de 7 a 10 dias e requer água parada como criadouro. Portanto, para proteger seu buquê ou arranjo dessa ameaça, a dica é substituir a água do vaso, no mínimo a cada 2 dias.

4. Limpeza com água e sabão

Lavar regularmente os recipientes com água e sabão é uma prática válida, seja para os pratos ou para os vasos que contêm os buquês. Essa simples ação ajuda a eliminar possíveis ovos do mosquito e evita a proliferação da dengue.

Seguindo essas dicas, você não apenas protege suas flores, mas também contribui para a prevenção da dengue em sua comunidade. Lembre-se que a luta contra a dengue é responsabilidade de todos. Juntos, podemos manter nossa área livre desse perigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *