Categorias
Curiosidades Destaques

Necessidades na rua, não!

Você planeja ensinar seu cão a só fazer cocô e xixi na rua? Reconsidere essa intenção. Muitos proprietários já passaram pela experiência e se arrependeram. Perceberam que a obrigação de levar o cão para urinar e defecar na rua resulta em perder a liberdade de chegar mais tarde em casa, de dormir um pouco mais e de ficar debaixo das cobertas curtindo um filminho, etc.

Ainda, alguns cães, acostumados a só fazer as necessidades na rua, ficam tão apertados por falta de alguém para acompanhá-los que chegam a chorar de dor e desenvolver problemas fisiológicos.
É verdade que, até determinada idade, alguns filhotes de cães não conseguem relaxar o suficiente para se aliviarem diante da excitação e da segurança causadas pela presença dos muitos estímulos da rua. Mas, com o tempo, a rua se torna o local preferido por grande parte dos cães para fazer xixi. O problema é que, se essa preferência virar regra, o cão passa a depender de uma pessoa para se aliviar.
Quem está nessa situação e quer garantir o bem-estar do animal, além de reconquistar a liberdade de chegar mais tarde em casa, pode seguir as dicas dadas a seguir.

Tentativas intuitivas

Normalmente, pessoas cujos cães estão habituados a só fazer as necessidades na rua não tiveram sucesso em criar um banheiro canino na área de serviço. Em geral, essas pessoas começam o treino colocando um jornal no chão daquela área. Depois, põem um cone sobre o jornal se o cão for macho, para ele poder levantar a perna. Em seguida, recolhem um pouco de xixi do cão e o colocam sobre o cone ou jornal. Feito assim, se a tentativa não funcionou, deixam de levar o cão para a rua para ele ficar apertado e, assim, se sentir mais motivado para usar o novo banheiro.

Segurar por muito tempo pode ser prejudicial

Esses procedimentos são todos válidos, mas muitas vezes insuficientes. Não devemos deixar o cão apertado por tempo demais. É muito desconfortável para ele e pode gerar dor e até problemas fisiológicos. Alguns cães chegam a segurar suas necessidades por mais de 24 horas quando, normalmente, um cão adulto saudável pode ficar cerca de oito horas sem acesso ao local no qual se alivia.

Resultado garantido

Quando as tentativas intuitivas não dão certo, eis um conjunto de técnicas para mudar o hábito de higiene do cão:
*Ensine a fazer as necessidades sob comando;
*Associe o jornal com o lugar permitido para o cão se aliviar;
*Aproxime gradativamente o jornal do local escolhido para ser o banheiro do cão.

Necessidades sob comando

Ao levar o cão para a rua, não deixe que ele se aproxime imediatamente dos locais nos quais costuma se aliviar. Antes disso, diga “xixi”, por exemplo. Assim, sempre que você falar “xixi”, ele saberá que ali é permitido se aliviar. A maioria dos cães, depois de algumas semanas, passa a forçar o xixi ao receber o comando, só para ganhar recompensa! Não se preocupe com esse treinamento – o cão não deixará de fazer algumas necessidades por não receber comando.

Associação com jornal

Leve uma folha de jornal no bolso e abra-a no local em que você permitirá ao cão se aliviar. Mesmo que ele não faça exatamente em cima do jornal, a folha de papel funcionará como um estímulo visual e olfativo. No início, coloque a folha nos locais onde o cão prefere fazer as necessidades, como perto de uma árvore ou na grama. Leve sempre sacolas para coletar as fezes, manter a cidade limpa é um atitude cidadã.

Manutenção

Procure estimular o cão a continuar usando o local na casa que você escolheu para ser o banheiro dele. Uma maneira infalível de manter o novo hábito é levar o cão para passear somente depois de ele ter feito um xixizinho no banheiro dele dentro de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *