Categorias
Cães Destaques Gatos Pets

Cuide bem dos dentes do seu mascote

Cerca de 85% dos cães e gatos com mais de 3 anos sofrem de doença periodontal.

Os gatos sofrem ainda com outras doenças como a lesão de reabsorção dentária e as estomatites.                                                                                                                    

Tanto cães quanto gatos estão sujeitos a doenças dentárias e da cavidade oral, muitas delas preveníveis. E o mau hálito é o menor dos problemas que acomete animais que não recebem cuidado com sua saúde bucal. Pets com problemas orais e dentários podem apresentar dificuldade para se alimentar, salivação excessiva, sangramento, alterações nos hábitos alimentares, entre outros sinais.

Outra alteração frequente nessas espécies é a fratura dentária. Todo dente fraturado precisa de intervenção e o médico-veterinário é o responsável por planejar e executar o tratamento adequado. Ao identificar algum sinal de mudança, o proprietário deve levar seu melhor amigo a um médico-veterinário, pois além da halitose, tais alterações podem ocasionar perdas dentárias e problemas sistêmicos (em outros locais do organismo), uma vez que a boca tem mais de 300 bactérias que, em caso de infecção, podem cair na corrente sanguínea, prejudicando outros órgãos do animal.

O médico veterinário é o único profissional capacitado para cuidar da saúde do animal como um todo, incluindo um importante aspecto que muitas vezes passa despercebido pelos proprietários de cães e gatos: a saúde odontológica. Assim como o dentista zela pelos dentes dos humanos, é o médico-veterinário que se certifica de que a boca do animal está em boas condições e não representa perigo para o bem estar e a saúde dos pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *