Categorias
Cuidados Pets Saúde

Bate-papo sobre o Junho Violeta (Mês da Prevenção de Doenças Oculares em Cães e Gatos) com o Dr. Pedro Filgueiras

O mês de junho se aproxima do fim, mas há algo que não pode acabar: os cuidados com seu pet. Junho é representado como o mês de prevenção de doenças oculares em cães e gatos.

Nos consultórios da Terra Zoo, você encontra profissionais capacitados para realizar todos os exames e garantir a saúde e o bem-estar do seu amiguinho.

Neste mês de conscientização, realizamos um bate-papo imperdível com o nosso médico veterinário, Dr. Pedro Filgueiras. Separamos as dúvidas mais frequentes sobre os cuidados com as doenças oculares em cães e gatos. Confira abaixo:

Quais são as doenças oculares mais comuns que afetam cães e gatos?

Ceratoconjuntivite seca, úlcera de córnea, glaucoma, distiquíase e catarata.

Existem raças de cães e gatos que são mais propensas a desenvolver problemas oculares?

Rotineiramente, vemos mais as raças caninas, como todos os braquicefálicos, como Shih Tzu, Lhasa Apso, Pug, Bulldogs, mas também Cane Corso, Dogue de Bordeaux, Mastim Napolitano, Fila Brasileiro e Boxer. Entre os gatos, em geral, o Persa.

Como é feito o diagnóstico de doenças oculares em animais de estimação e quais são os principais sintomas que os tutores devem observar para identificar possíveis problemas em seus pets?

O diagnóstico é feito por meio de exame físico e testes específicos de avaliação de córnea e demais estruturas oculares e perioculares, quantidade e qualidade lacrimal e avaliação de fundo de olho. Os principais sinais que devem ser observados são vermelhidão, opacidade ocular, secreções atípicas (“remela” ou pus), lacrimejamento excessivo, esfregar os olhos com as patas ou passar a face em objetos, olhos fechando, inchaço e sensibilidade à luz ou vento.

Quais são as principais medidas preventivas que os tutores podem tomar para proteger a saúde ocular de seus pets?

Evitar correntes de ar muito fortes (por exemplo, andar com o pet na janela do carro), realizar limpeza periódica com soro fisiológico e gaze, nunca usar colírios sem recomendação veterinária e realizar check-ups periódicos.

A alimentação e os cuidados gerais podem influenciar a saúde ocular dos pets?

A alimentação é a base para uma saúde integral, e a saúde ocular claramente faz parte disso. Uma boa nutrição mantém o pet saudável, com imunidade robusta, protegendo-o de doenças sistêmicas com repercussão ocular. Algumas categorias de rações podem conter níveis balanceados de aminoácidos e antioxidantes que ajudam na prevenção da mancha da lágrima, quando esta tem origem alimentar, além de conter altos níveis de ômega 3, que ajudam a manter a saúde ocular como um todo.

Há algum mito ou equívoco comum sobre a saúde ocular dos pets que você gostaria de esclarecer?

Olho remelando não é verme! Em geral, olhos com lacrimejamento excessivo ou remelando sugerem que o organismo do pet está com a saúde frágil e possivelmente alguma doença esteja em curso, com repercussão ocular, ou mesmo uma doença ocular propriamente dita.

Que tipo de acompanhamento regular é recomendado para garantir a saúde ocular dos pets?

Check-ups regulares são recomendados, especialmente para as raças predispostas. É recomendado acompanhamento preventivo com um profissional especializado em oftalmologia veterinária pelo menos uma vez por ano.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre a visão do seu pet, não esqueça de marcar uma consulta através do nosso contato, 98 3248-9555, e traga seu pet para o time de especialistas da Terra Zoo. Nossa equipe está mais do que preparada para sanar todas as suas dúvidas e, claro, garantir a saúde e o bem-estar do seu aumiguinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *