O mês de julho é dedicado à conscientização sobre a prevenção de zoonoses. Seja por meio de vacinação ou cuidados, essas doenças afetam bastante os nossos aumiguinhos. Por isso, consultamos a nossa especialista, Dra. Débora Campos, médica veterinária da Terra Zoo, para solucionar algumas das dúvidas a respeito das zoonoses mais comuns entre os pets e o que pode ser feito para garantir a saúde e o bem-estar deles. Confira este bate-papo abaixo.
O que são zoonoses?
As zoonoses são enfermidades ou doenças infecciosas que têm como característica principal serem transmitidas entre animais e humanos. Essas doenças podem ser causadas por vários agentes patogênicos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos.
Quais são as principais zoonoses que você deve ficar atento?
As principais zoonoses que acometem os animais e representam um grande risco à saúde pública, devido à proximidade entre o homem e seu pet, são: raiva, leptospirose, toxoplasmose e esporotricose.
Como combater a raiva?
Infelizmente, a raiva é uma doença viral grave e fatal que acomete o sistema nervoso central dos mamíferos e dos humanos. Ainda não existe cura para a raiva. A única forma de prevenção do vírus é a vacinação, que impede sua disseminação. Essas vacinas são disponibilizadas em consultórios, clínicas e hospitais veterinários particulares, além de serem oferecidas gratuitamente em campanhas municipais e do governo.
Quais são os sintomas do animal com leptospirose e qual é sua prevenção?
A leptospirose é uma doença bacteriana causada por uma bactéria do gênero Leptospira, tendo como principal reservatório os roedores, que liberam o agente patogênico pela urina.
Os pets acometidos por essa doença apresentam prostração, pele amarelada (icterícia), anorexia, febre, perda de apetite, vômito, diarreia, urina escura, halitose e úlceras bucais.
A prevenção contra a leptospirose se dá por meio da vacinação, disponível nas vacinas V8 e V10, e pela adoção de medidas sanitárias como higiene e limpeza do ambiente onde os pets vivem, evitar acúmulo de lixo e fornecer água limpa e filtrada, entre outras.
No geral, existem cuidados necessários para combater as zoonoses?
Sim, existem! Para garantir o bem-estar e a saúde dos nossos pets no convívio com os humanos, devemos sempre manter as consultas de rotina em dia com o veterinário de confiança, vacinas atualizadas, oferecer água limpa e filtrada, alimento adequado, evitar alimentos crus mal higienizados e expostos durante a noite, que estão sujeitos à contaminação por roedores, manter sempre o ambiente limpo e higienizado e evitar que o pet saia para a rua sem supervisão. Adotando essas medidas, o tutor passa a desfrutar de uma convivência saudável com seu pet.
E aí, ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Não deixe de escrever para a gente sobre quais dúvidas você ainda tem. E, claro, agora que você sabe como garantir a saúde e o bem-estar do seu aumiguinho, conte com a Terra Zoo para proporcionar o melhor para o seu pet.