No mês de outubro, Médica Veterinária dá dicas importantes sobre para tutores diagnosticar e prevenir o câncer de mama em pets.
Uma pesquisa realizada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) apontou que, no Brasil, uma média de 45% a 50% das fêmeas caninas desenvolve câncer de mama em algum momento da vida. O câncer de mama é uma doença causada por hormônios relacionados à reprodução, como o estrógeno e a progesterona, por isso, tem mais chances de se desenvolver em fêmeas, sobretudo, as que não foram castradas precocemente, ou seja, antes do segundo cio.
De acordo com os especialistas, o câncer de mama em pets é uma doença silenciosa e que se desenvolve de forma acelerada. A orientação do CFMV é que o primeiro passo para garantir o bem-estar do pet é conhecê-lo e realizar o exame de palpação frequentemente a fim de verificar se há algo fora do normal.
Para a Médica Veterinária Kenia Sonja a realização do exame de palpação sem pressa e com calma, é um caminho importante para tutores.
ORIENTAÇÕES DO ESPECIALISTA PARA REALIZAR O EXAME DE PALPAÇÃO:
- – Escolha um momento em que seu pet esteja tranquilo e relaxado;
- – Faça carinho por alguns minutos para relaxar e distrair;
- – Com as pontas dos dedos, sem usar a força, palpe com delicadeza a região mamária do seu pet;
- – Preste atenção com cuidado em cada mama do (lembrando que as cadelas possuem cinco pares de mama e as gatas quatro pares de mama).
A especialista alerta também sobre os principais sinais que podem apontar para um câncer de mama, como por exemplo, os nódulos nas mamas ou inchaços. Outro sintoma que merece atenção é se a região das mamas estiverem avermelhadas ou arroxeadas.
“As feridas e secreção nas mamas ou odor diferente também são sinais de que algo não está bem com sua cadela”, alerta Dra Kenia.
Os médicos veterinários previnem também que a castração é o principal método de prevenção contra o câncer de mama nos pets. Com a castração ajuda a prevenir outras doenças como pseudociese (gravidez psicológica), piometra e tumor de útero e ovário.