O Carnaval está chegando e muitos tutores aproveitam os dias de folia para curtir os desfiles dos bloquinhos de rua e às vezes querem opções de lazer para seus animais de estimação.
Porém, é recomendado que os pets estejam sempre em locais mais tranquilos e seguros, longe do barulho excessivo, aglomerações ou qualquer situação que ponha em risco a segurança deles.
- Sol e calor
O Carnaval acontece em pleno verão brasileiro, com altas temperaturas em praticamente todas as cidades do País, por isso o cuidado deve ser redobrado. É importante que o animal esteja sempre confortável, sem fantasias quentes e que cubram o seu corpo todo.
Passeios ao ar livre em parques, praia, pet parks são os mais recomendados e em horários mais amenos de calor. Sem esquecer da hidratação deles!
- Adereços e brilhos
Adereços humanos não são recomendados para usar nos pets, pois eles são quentes, dificultam a locomoção ou até mesmo apertam os bichinhos, os deixando incomodados e inquietos ou até mesmo engolir partes pequenas como botões, penas, canutilhos, miçangas etc.
O ideal é utilizar roupinhas próprias feitas para os pets, e claro, se o pet se sentir confortável vestido com alguma roupinha. nunca force seu pet a usar algo que ele não se sinta confortável.
- Música alta e aglomeração
Segundo os especialistas, mesmo que acostumados com a presença de várias pessoas, é indicado que se evite levar o animal em locais com aglomeração e música muito alta. Essas situações podem causar estresse no bichinho.
Entre os sinais mais comuns de estresse estão:
- Tremer ou andar de um lado para o outro
- Choramingar ou latir demais
- Bocejar, babar ou lamber demais.
- Apresentar mudanças na postura corporal
- Rosnar
- Ficar ofegante
Com um pouco de planejamento, os tutores podem aproveitara folia com tranquilidade, sabendo que seus animais de estimação estarão protegidos e confortáveis durante o Carnaval.