Categorias
Aquarismo Destaques

Zebrasomas: Peixes coloridos e cobiçados por criadores

A família Acanthuridae possui alguns dos peixes mais cobiçados para se manter em aquários marinhos. Conhecidos como Tangs ou peixes-cirurgiões, apresentam nado elegante e cores muito chamativas, além de várias espécies.

Dos vários gêneros da família, um se destaca por ter peixes relativamente menores, coloridos e com formato um pouco diferente dos demais: o gênero Zebrasoma. Nativos do Oceano Pacífico e Índico, o gênero possui pelo menos sete espécies reconhecidas, algumas muito comuns em nossos aquários, como o Yelloe Tang (Zebrasoma flavencens) ou o Sailfin Tang (Zebrasoma veliferum). É uma família de peixes exclusivamente marinhos, cuja principal característica é um espinho afiado que adorna o pedúnculo caudal, usado como arma de ataque e defesa, como se fosse um bisturi. Daí a origem de seu nome popular peixe-cirurgião.

Gênero zebrasoma

Diferencia-se dos demais gêneros da família pelo fato mais arredondado e a boca mais proeminente formando um “bico”. São peixes sociáveis, geralmente encontrados em cardume, porém apresentam hierarquia, podendo ser agressivos entre si, em caso de poucos indivíduos ou espaço insuficiente. Alcançam tamanho médio entre 20 e 25 cm na fase adulta, variando conforme a espécie.

Todos possuem hábitos muito similares, vivendo geralmente em cardumes na natureza. Contudo, para repetir o habito em aquário, é preciso muito espaço e muitos indivíduos (geralmente, no mínimo três) para que o dominante não oprima apenas um dominado, e acabe por matá-lo por estresse, devido a frequentes investidas.

Sua alimentação e onívora podendo se alimentar de rações básicas, artêmia e camarão. Também se alimentam com frequência de algas, que não devem faltar em sua alimentação. Existem no mercado algas próprias para serem fornecidas a esses peixes, porém, na sua falta, algas coletadas e tratadas, como nori, e vegetais, como a acelga e espinafre levemente cozidos, podem ser uma opção para suprir a necessidade desses animais por algas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *