Categorias
Raças

Vira-lata: O cão mais popular do Brasil

Eles não têm raça definida, mas levam pedigree em simpatia.
FICHA TÉCNICA:
Origem: As ruas
Temperamento: Simpático
Porte: 22 A 92 Cm

VIRA LATAS, QUEM RESISTE A UM OLHAR DESTES

Eles invadem estádios, paralisam partidas e driblam zagueiros. Aliás, invadem até pistas de pouso de aeroportos. Em novembro de 2014 um cachorro invadiu o gramado da Arena Corinthians, e interrompeu o jogo entre Timão e Coritiba. O cão passeou pelo gramado sem ser incomodado pelos jogadores e, quando passou perto da arquibancada, foi retirado por um torcedor. Outro, mais audacioso, invadiu a pista e provocou o fechamento para pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país em janeiro de 2016.

De madrugada, embalam a cidade com uivos de fome e solidão. O vira-lata não tem pedigree, mas é o cachorro mais comum do mundo, e também o mais simpático. Mais do que popular, o vira-lata é o cachorro original, o pai de todas as raças. Também conhecidos como SRD ( Sem Raça Definida), podem ser filhos de outros vira-latas ou de cães de raças diferentes, não reunindo as características necessárias para pertencer a uma raça específica.

viralata

Quando se separaram dos lobos há 15 mil anos para viver ao lado dos humanos, os primeiros cachorros não tinham raça definida: possuíam todos os instintos herdados dos lobos, com a diferença de que estavam adaptados à convivência com pessoas, ao contrário dos seus antepassados.

A especialização veio depois, quando o homem começou a selecioná-los para tarefas especificas ( Caça, companhia, etc). Hoje, o vira-lata é o único tipo de cachorro que ainda sobrevive na base da seleção natural, onde os mais fortes e espertos sobrevivem e produzem descendentes. Assim, transmitem para as gerações futuras, as características que os tornaram mais resistentes e fortes.

Pelo menos um estudo, de 2008, garante que ele é, sim, o mais inteligente dos cães. Cientistas da Universidade de Aberdeen aplicaram sete exercícios em 100 cães de diferentes raças. No top 10, sete eram vira-latas. Eles se saíram melhor na hora de guiar cegos, atuar ao lado de policiais e resolver problemas, como procurar ossos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *