Categorias
Destaques Jardinagem

Um tapete verde

O relvado é o elemento básico da maioria dos projetos de jardim. Ele integra todas as outras plantas – árvores, arbustos, canteiros de flores – num conjunto harmonioso.

Mais do que isso, um belo relvado provoca um apelo emocional. Sua visão sugere imagens como a de uma campina na montanha ou de um oásis em meio ao deserto. Um gramado oferece paz e serenidade, ao contrário, por exemplo, da paisagem dura e agressiva das grandes cidades.

O verde do relvado normalmente é construído por gramíneas – nesse caso recebe o nome específico de gramado – mas não necessariamente. Qualquer planta, desde que se propague de modo razoavelmente rápido e cubra o solo, serve para formar relvados. Muitas delas são populares, como a dicondra, e, às vezes, substituem a grama ou são usadas junto com ela para garantir uma variedade visual.

Apesar da importância das outras plantas, para relvados, a grama continua a ser a favorita universal. Em condições adequadas de cultivo, ela é um material quase perfeito para a cobertura de solos: possui uniformidade de cor e textura, é macia e elástica, simples de cortar e fácil de cuidar. Além disso, a grama tem notável capacidade de regeneração, fato particularmente verdadeiro no que se refere as variedades recentemente introduzidas. Isso pode ser comprovado pela diminuição dos avisos: “não pise na grama”.

As pessoas podem andar tranquilamente sobre as gramas resistentes, sem temer prejudicar o jardim. Pode-se até realizar uma festa sobre o gramado, que ele resistirá. Os campos de futebol são uma prova dessa resistência e da capacidade que as gramas têm de se regenerarem.

No entanto, convém escolher o tipo de grama de acordo com a função que se idealiza para o jardim. Isso dará menos trabalho de manutenção e o gramado poderá apresentar-se sempre vistoso. Nas lojas da Terra Zoo, além de grama natural e sintética, você encontra uma grande variedade de ferramentas, fertilizantes, e cortadores de grama variados para cuidar do seu relvado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *