Categorias
Cães Curiosidades Novidades Raças

TERRA NOVA

Na ilha Terra Nova, uma raça faz companhia ao popular labrador. Os pescadores contam com a ajuda de uma raça de cães batizada com o mesmo nome da ilha. O terra-nova vive na água, quase como um cão aquático, puxando redes de pesca e salvando pessoas que acidentalmente mergulham nas águas geladas. Com perfil corajoso e leal, o gigante peludo não tem medo de se jogar no mar para levar cordas e boias para pessoas em perigo. Na costa da França as autoridades mantém um plantel de terra-novas que atuam como salva-vidas. Em terra firme, que está acostumado a puxar ainda mais carga seja no lombo ou carregando trenós. É muito trabalho, mas o terra-nova adora desafios e agradece. Está entre os cães mais amáveis: adora carinho, conviver com humanos e outros mascotes.

image002

Temperamento

O cão da raça Terra Nova tem o costume de ser um cão bastante gentil e dócil, gostam muito de água, de recuperar objetos e não hesitam em salvar tudo e todos que caem na água mesmo que não se precise de salvamentos. O cão Terra Nova é um animal bastante obediente ao seu dono, que gosta de agradá-lo. Apesar disso pode demonstrar uma certa dificuldade em termos de treinamento. Seus movimentos mais lentos exigem que seu treinador possua muita paciência nas atividades.

É um cão um tanto sensível principalmente a tons de voz mais ásperos, deve ser treinado porém precisa de um treino que seja estimulante e ao mesmo tempo divertido. É um cão que costuma ser carinhoso e afetuoso com seu próximo, não gosta de solidão e podem ficar deprimidos caso fiquem sozinhos por muito tempo. É ótimo nas atividades de cão de guarda e também cão de alerta. Possui um ladrar grave, que utiliza sempre que possível para dar sinal ao seu dono. Se sentir que sua família ou seus criadores estão em perigo, irá sempre se colocar a postos entre o dono e o perigo, protegendo assim os seus mentores.

São cães excelentes com as crianças, e acima de tudo precisam ser ensinados principalmente a não partirem para brincadeiras mais bruscas para que não aconteçam assim acidentes. São cães que se mostram desconfiados com pessoas estranhas, apesar de serem considerados cães pacíficos. São muito harmoniosos, se dando bem com gatos e outros animais. Existem apenas alguns registros que apontam determinadas raças com uma certa dificuldade de lidar com outros cães da mesma família, principalmente se forem machos. Muito provavelmente está relacionado á briga por espaço. Os cães desta raça possuem um nível de energia moderado, se adaptando inclusive a vida em apartamento, desde que possam ser suficientemente exercitados. Uma boa alternativa e uma piscina, pois a natação é ideal para este cão. Caso você tenha uma piscina, certamente irá o encontrar por lá se divertindo pois adora água. Os passeios diários são altamente recomendados para este cão, indispensáveis para o bom desenvolvimento da raça principalmente nos primeiros meses até dois anos de vida.

O cão Terra Nova não é um cão que se mantêm limpo por muito tempo. Sempre que ele tiver acesso a água ele não irá hesitar em se molhar, por isso é importante sempre ter uma toalha a mão caso passeie por locais onde tiverem rios, lagos ou mares. O cão baba muito após beber água, largando pingos por onde passa.

 

Classificação superior: Cachorro

Expectativa de vida: de 8 a 10 anos

Altura: Macho: 69–74 cm, Feminino: 63–69 cm

Personalidade: Gentil, Dócil, Treinável

Peso: Macho: 60–70 kg, Feminino: 45–55 kg

Cores: Preto, Cinzento, Marrom, Preto e branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *