Categorias
Cães Curiosidades Raças

SCHNAUZER

É sabido que os cães costumam sentir amizade pelos cavalos. Mas existem os que tem uma verdadeira predileção pelo nobre animal: entre estes sobressai o schnauzer.

image005

Quando a Europa, central especialmente, estava quase completamente coberta de grandes bosques e os viajantes deviam fazer cansativas travessias em diligência, a presença do schnauzer era indispensável: durante o trajeto diurno corria ao lado dos cavalos, quase nos seus calcanhares; cada tanto, adiantava-se a eles para inspecionar o caminho, latindo furiosamente quando advertia algo suspeitoso. Nas horas noturnas acomodava-se junto ao postilhão.

As origens deste cão são confusas e podem-se vincular com as do terrier mais antigos. Por outra parte, o schnauzer, é um verdadeiro terrier; na Itália, na França e outros países é classificado entre os cães guardiões, cujas tarefas cumpre com grande valentia; isto não impede, entretanto, que seja considerado entre os terrier, como bem diz o seu nome alemão de schnauzer pinscher (“pinscher” significa, precisamente, “terrier”). Embora acostume-se utilizá-lo contra os animais monteses, tem aptidões notáveis para a caça de ratos, gatos monteses e fuinhas.

Provém de Wurttemberg, na Baviera e de Baden-Baden, mas há muito tempo que se difundiu, também, na Suissa setentrional e na França. Aparece pela primeira vez numa exposição em 1879, na Alemanha, com o nome de pinscher de pelo duro.

Suas múltiplas qualidades (é forte, vigilante, muito robusto, rude, dinâmico, fiel, inteligentíssimo) fazem dele um cão particularmente apto para aguarda e a defesa pessoal e também para a companhia; graças a seu carácter jovial e graciosa fisionomia, caracterizada pelo seu pêlo do focinho, que ao alongar-se, forma “bigodes” e sobrancelhas muito longas.

Expectativa de Vida: Schnauzer miniatura: 12 – 14 anos, mais

Altura: Schnauzer miniatura: 36 cm, Schnauzer gigante: 65 – 70 cm, Schnauzer standard: 46 – 51 cm

Peso: Schnauzer miniatura: 5 – 8,2 kg, Schnauzer gigante: 34 – 43 kg, Schnauzer standard: 16 – 23 kg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *