close
7bbabeaa34e1de3971a0587a07c2260d

O peixe betta splendens (ou Peixe Beta em português) é um dos peixes ornamentais mais populares em todo o mundo! Por sua beleza encantadora, olhares curiosos e sua cauda colorida desperta o interesse em muitas pessoas. Mas para cuidar dessa espécie é preciso adquirir informações importantes, antes mesmo de comprar um e seus equipamentos necessários.

Os peixes betta mais comuns são o peixe betta vermelho e o peixe beta azul mas existem diferentes cores e tamanhos deste peixinho que adora uma boa briga! Você precisa ter cuidado ao colocar um peixe betta macho em contato com outro no mesmo aquário, eles irão brigar até que um dos dois morra. Por este motivo o ideal é apenas ter um peixe betta macho por cada aquário, já o número de peixe betta fêmea pode variar e depende de quanto grande é o seu aquário. Se for colocar fêmeas Betta, coloque ou uma só, ou mais que duas e coloque-as todas de uma vez, crie espaços no tanque para os peixes se esconderem, como castelo e arcos que além de tudo deixam seu aquário mais bonito.

Se um betta macho gosta de uma fêmea Betta ele vai abrir as suas brânquias, transformar seu corpo e suas barbatanas. Se uma fêmea gosta de um Betta macho, ela vai se contorcer diante dele. Este é um ritual de acasalamento próprio da reprodução do peixe beta.

Peixe Betta precisa de um aquário adequado

O sue peixe betta precisa de espaço para poder abrir a cauda, caso contrário poderá ficar estressado dentro do aquário se estiver sempre tocando outros peixes ou mesmo o vidro. Coloque o seu peixe beta em um aquário de pelo menos cinco litros ou maior, o peixe vai gostar de ter espaço para se exercitar e você se diverte assistindo ele nadar pelo aquário. Tente manter seu aquário coberto pois o seu peixe Betta pode tentar escapar.

As fêmeas do peixe Betta são menores e não têm a barbatana comprida como a do macho, por este motivo muitos criadores inexperientes acabam saindo das pet shops somente com peixes beta macho que consideram mais bonitos sem saber do perigo que representa para criar peixe betta de forma adequada.

Peixe Betta Fêmea

Ao manusear seu peixe betta evite colocá-lo em uma rede uma vez que isso poderia danificar as suas barbatanas delicadas. Em vez disso use um copo pequeno ao transportá-lo para evitar que se machuque. Apesar de ser um peixe de temperamento agressivo e com fama de “durão” já que adora uma boa briga o peixe Betta na verdade é um peixe ornamental muito frágil que requer cuidados.

Se você puder oferecer as corretas condições ao seu peixe betta ele não ficará triste e parado sem se mexer em um canto do aquário. O peixe betta macho quando feliz faz muitas bolhas e se movimenta com energia e desenvoltura que encanta.

Cuidados e dicas

A boa saúde do seu peixe betta começa por um aquário em boas condições e neste sentido a água é um dos fatores mais importantes: lembre-se de limpar seu aquário com frequência, é preciso remover as fezes e restos de comida. A água do aquário deve ser trocada parcialmente, metade de água nova (de preferência use água mineral), metade de água antiga do tanque, pelo menos uma vez por semana.

Não utilize água da torneira mas se for inevitável não se esqueça de usar um produto químico para condicionar a água, pois o cloro da água da torneira pode matar o seu peixe Betta. Certifique-se que a temperatura da água é a mesma, mudanças bruscas também pode matar o peixe ou deixar seu peixe betta doente.

As lojas de animais de estimação vendem termômetros próprios para aquários que não servem apenas para fins estéticos, são importantes para controlar a temperatura da água.
Você também precisa se preocupar com a filtragem: um filtro externo ajuda a manter a qualidade da água e o aquário fica mais saudável, proporcionando um ambiente mais agradável ao seus peixes betta.

O peixe betta é originário da Tailândia e não gosta nem um pouco de frio. O aquário do peixe Betta irá necessitar de um aquecedor de água se você estiver em um local muito frio ou residência sem aquecimento. Existem aquecedores para aquários de 4 a 12 litros. Recomendamos que você coloque um aquecedor de água em seu aquário durante o inverno.

Ótima companhia

Eles são peixes bem espertos, quando você estiver por perto do aquário converse um pouquinho com seu peixe Betta, após um tempo ele reconhecerá a sua voz e o seu rosto e ficará feliz em lhe ver.

Antes de criar um peixe betta ou mesmo se você já possui este peixinho saiba que o mais importante é saber como cuidar dele. Mesmo que seu desejo seja aquele de ter o aquário mais belo saiba que um peixe betta feliz e saudável será mais bonito e embelezará o seu aquário, trazendo movimento e cor. Ninguém gosta de ver um peixe triste, um peixe beta doente esquecido em um canto do aquário.

Confira algumas dicas essenciais e veja os erros mais comuns na criadores inexperientes cometem na criação de peixe betta e que podem matar seu peixinho. Para agradecer sua visita preparamos 10 lições por email gratuitas que lhe ajudarão a ter um peixe betta muito mais feliz, insira seus dados logo abaixo e receba agora a primeira lição!

Por causa da beleza, o peixe betta é muito procurado para aquários domésticos. Poucos sabem, no entanto, do que ele realmente precisa para nadar de forma saudável. À primeira vista, o peixe betta nem é tão exigente: três bolinhas de ração específica bastam para matar sua fome. O aquário não precisa ser imenso, nem ter filtros de limpeza.

Só um detalhe é fundamental e pouca gente cuida disso: para que esse peixe com fama de brigão viva bem, ele deve se sentir em casa. Ou seja, como o betta veio dos arrozais do Tibete, o aquário deve imitar esse ambiente com algas, pedras e areia. “Quando deixado só na água, sem nada, o peixe pode se estressar, desenvolver doenças e até morrer”, diz o especialista Luiz Fernando Duboc.

 

Nome científico: Betta splendens

Nome popular: Betta

De onde veio: dos arrozais do sudeste asiático, especialmente aqueles na região do rio Mekong, no Tibete

Características: o macho é normalmente maior e tem uma cauda que se abre quando se sente ameaçado. A fêmea tem uma cauda comum, relativamente pequena

O aquário ideal:

. Dimensões: 15 cm (comprimento) X 12 cm (largura) X 12 cm (altura)

. Água: 25% filtrada e o restante turva. Ou seja, só troque um quarto da água do aquário a cada limpeza

. Para completar: areia fina, algas e pedrinhas, que imitam seu habitat

 

Fonte: Site Peixe Betta / Abril Saúde

Tags : aquarismo
Terra Zoo

Sobre o autor Terra Zoo

Deixe uma resposta