Categorias
Raças

Raça da semana: Labrador Retriever

Se você é, como nós, apaixonado por cachorros a ponto de querer saber tudo sobre o melhor amigo do homem, o site da Terra Zoo inaugura a seção Raça da Semana, destacando toda semana uma raça de cão, através da sua história, comportamento, saúde e as curiosidades que o cercam.
Você pode interagir sugerindo uma raça canina específica que gostaria de ver aqui no nosso site.
Para começar, saiba tudo sobre o Labrador, este cachorro simpático que ama nadar e enterrar coisas no jardim.

labrador-retriever

O Labrador Retriever, popularmente chamado de Labrador (ou simplesmente “Lab” em alguns países de língua inglesa), é um cão que dispensa apresentações. Quem já teve contato com este cachorro encantador sabe que são criaturinhas maravilhosamente amigáveis e extremante dóceis com qualquer um que lhes cruze o caminho, o que o torna um excelente cão de companhia, frequentemente treinado para a função de “cães de guarda”. Eles são extremamente alegres e estão sempre dispostos a brincadeiras. É um esportista nato e um cachorro considerado “de família”, este talvez seja o motivo de sua popularidade ser tão grande. É uma das raças de cães mais populares do mundo, seja por sua beleza, por seu caráter dócil e amistoso, pelo temperamento equilibrado e alegre, ou ainda por suas notáveis capacidades intelectuais. É a raça da realeza da Inglaterra – é comum a família real aparecer em público na companhia de um ou vários Labs– também da o ar da graça no cinema: o sucesso “Marley e eu”, baseado no livro de mesmo nome, conquistou muita gente devido ao estrelato de um Labrador, que apresenta comportamento engraçadíssimo, quase enlouquecido no longa.

labradorrr
Poucas raças merecem tanto seu sucesso como o Labrador Retriever. Esse amistoso amigo do homem é, sem dúvida, uma raça de inúmeras qualidades. É um cão rápido, atlético, de apuradíssimo faro, e essas características o tornaram um excepcional farejador, um inigualável cão guia e um espetacular cão de busca e salvamento, entre outras tantas funções que também desempenha com desenvoltura.

labradores-adultos-620x413
Curiosidades
O nome “Retriever” se deve ao fato de o Labrador ter como principal função o resgate da caça abatida. Retriever, em inglês significa recuperador, numa alusão à sua função em caçadas. Provavelmente ele vai trazer até você objetos que encontrar no seu quintal ou dentro de sua casa. Existem mais raças na família dos “Retrievers”, como o Golden, o Toller (Nova Scotia Duck Tolling Retriever), o Curlie Coated, o Chesapeake Bay e o Flat Coated Retriever.
Origem e história da raça
A origem do Labrador não é muito bem definida, a maioria dos historiadores acredita que a raça seja oriunda da costa oriental do Canadá e o seu nome foi dado porque muitos desses cães se reproduziram perto da praia de “Newfoundland” ou Terra Nova, lá o mar se chama: Mar do Labrador. Apesar do nome da raça fazer alusão à província canadense, a Federação Cinológica Internacional (FCI), reconheceu o Labrador como uma raça de origem britânica.

Comportamento e temperamento:

  • O labrador é muito amável, brincalhão, agradável, resistente e ativo.
  • Fiel ao seu dono se supera em obediência.
  • É uma raça forte, que gosta muito de exercícios físicos, principalmente nadar e buscar coisas.
  • Possuem habilidades, quando treinados, para atuarem como guias, assistentes e na prática da caça.
  • São facilmente adestrados e treinados para funções específicas. Portanto, esta raça é muito utilizada como cão-guia.
  • São versáteis, em função de suas múltiplas habilidades, sendo usados também como farejadores e para resgates.
  • Adaptam-se muito bem a todos os integrantes da família.

labrador

Algumas curiosidades sobre a raça:
Raça: Labrador Retriever
Origem: Grã Bretanha
Porte: Médio
Grupo: Retrievers
Outros nomes: Cão D’água de São João, Cão de São João ou ainda Pequeno Terra Nova
Finalidade: Cães de caça, busca e de companhia
Posição no ranking de inteligência: 7ª posição
Expectativa de vida: 13 a 15 anos
Cuidados Especiais: O aumento de peso é uma preocupação, porem uma dieta balanceada é fundamental
Características físicas: O labrador é um cão cujo peso varia de 35 a 43 quilos. As cores mais comuns são: amarelo, marrom chocolate e preto.
Personalidade do Labrador: alegre, atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel
Características do Labrador: extremamente amigo das crianças e dos idosos
Cachorro para apartamento: Não
Cachorro para casa: Sim
Preço médio de mercado: De 1.400,00 a 2.500,00

E você… é tem um cão desta raça? Comente, compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *