Categorias
Cães Destaques Raças

Poodle: uma das raças mais populares

Por baixo do porte aristocrático e da tosa extravagante, existe um cérebro muito desenvolvido. É característico do poodle imitar quase com perfeição o que vê fazer os demais, principalmente o dono, aprendendo com grande facilidade os exercícios mais diversos; por esta razão, os famosos cães amestrados dos circos foram, na sua maior parte, poodles. A sua aguda inteligência, que muitos especialistas consideram superior a de qualquer outro cão, faz que seja agrupado entre as raças mais interessantes e difundidas.

Além destas qualidades, é preciso levar em conta a sua beleza e originalidade. Trata-se, na realidade, dum cão anatomicamente bem constituído e muito gracioso, que se destingiu pelo seu característico tosado, que a diferencia de qualquer outra raça.

Eles cheiram bem. Não exalam o típico odor de cachorro – muito menos de cachorro molhado. A explicação para o perfume natural, é uma característica da pele que os impede de perder pelos. Por causa disto, são também bastante populares entre os alérgicos.

Cheiram bem, não soltam pelos e são inteligentes. Popularidade garantida. Em São Paulo, por exemplo, é a segunda raça mais popular como cão de estimação. Não há dados precisos referentes às suas origens. Os franceses pretendem que é, indiscutivelmente, originário da sua terra; entretanto os alemães afirma que se trata dum produto nórdico autóctone, mais precisamente teutônico, opinião compartilhada pelo grande naturalista Brehm. Há, também, os que sustentam que é originário do Piemonte. Sélincourt, por exemplo, defende esta opinião, baseada no fato de que antigamente havia na Itália poodles de singular beleza, que os turistas ingleses costumavam comprar para levar consigo à sua terra.

Mas a hipótese mais aceitável é a que sustentam os franceses, para os quais os poodles modernos viriam do barbet, cão de mostra francês hoje quase desaparecido, que se caracteriza pelo pelo lanudo e crespo. Do barbet teria conservado, principalmente o instinto para a caça. Na França é chamado de “caniche”, de “canard” (pato), animal que noutra época este cão caçava com gosto e perícia.

Características:

Altura: 45 – 60 cm (Adulto, até à cernelha)
Expectativa de Vida: 12 anos
Classificação superior: Cachorro
Classificação: Raça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *