Categorias
Curiosidades

Pet de sucesso, a Calopsita é a ave queridinha do Brasil

Quando amansada, a Calopsita ( Nymphicus hollandicus) é carinhosa, interativa e fácil de criar!!! Reconhece as pessoas da casa e interage com elas, o que faz desta ave um excelente pet, se tornando um membro da família. Cada vez mais popular nos lares brasileiros, a Calopsita é a ave mais popular como pet no Brasil. Motivos para tanto sucesso não faltam: De pequeno porte, elas se dão bem em pouco espaço e são fáceis de cuidar. Além disso, podem ficar soltas e aprender grande variedade de assobios, algumas palavras e truques diversos.

A Veterinária da Terra Zoo Debora Campos e duas de suas dóceis Calopsitas.

Pertencente à ordem dos Psitaciformes, a Calopsita é oriunda da Austrália. De hábitos nômades, dezenas a centenas de Calopsitas se deslocam em bando à procura de alimento e água perto de riachos e rios. Em boa parte do dia, os integrantes interagem entre eles. Coçam-se,  compartilham alimentos e carinhos entre os familiares. E, ao atingirem a maturidade sexual, por volta de um ano de idade, escolhem um par e são fieis a partir de então.

CALOPSITA 2
Para ficarem mansas, as Calopsitas são retiradas do ninho deste novinhas, e consideram o humano tratador como se fosse própria espécie, processo chamado deimprinting. Quando crescem, acham que as demais pessoas também são Calopsitas. Esse processo ocorre também com outras aves, como araras, papagaios e patos.
No início, elas até se dão bem com todos da casa, mas ao atingirem a maturidade sexual elegem um membro da família para ser o parceiro delas. A partir daí, destinam todos os olhares ao eleito, um comportamento parecido com algumas raças de cães. Quando ele não está, os demais membros da família até são aceitos, mas basta que o “parceiro” apareça, para ser o centro das atenções da ave.

Adoram carinho

ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS
As Calopsitas devem ser alimentadas com rações peletizadas, que concentram todos os nutrientes para que elas cresçam e permaneçam saudáveis. Importante acrescentar na dieta sementes de girassol, 2 ou 3 vezes por semana. Você pode misturar no comedouro as sementes com a ração industrial. Tanto as sementes quanto as melhores marcas de ração, você encontra na Terra Zoo. Importante deixar sempre água limpa e renovada na gaiola. Detalhe, as calopsitas adoram mergulhar. Você pode dar banhos uma vez por semana com borrifador. Embora seja uma ave bastante resistente, importante evitar excesso de calor ou frio. Vento direto na gaiola, nem pensar, alerta a veterinária da Terra Zoo, Debora Campos, que também é criadora de Calopsitas!

Gostam da companhia de outras aves

NECESSIDADE DE COMPANHIA
Como ave de bando, a Calopsita necessita da companhia de outros membros da espécie ou da família humana, principalmente com o parceiro. É dele a maior responsabilidade de lhe dar atenção. A falta de atenção deixa a ave com problemas de comportamento, desenvolvendo transtorno obsessivo compulsivo. Podem então arrancar as próprias penas ou amputar os dedos.
Uma maneira de evitar estes transtornos citados é deixar a gaiola em local movimentado, como perto da cozinha, por onde sempre passa alguém, reduz a monotonia e cria oportunidades de interações para a Calopsita. Outra iniciativa é, ao deixar a Calopsita sozinha, abastecer a gaiola com brinquedos próprios ou improvisados para ocupar a mente dela até a solidão acabar. Contudo,  ela precisa dormir de 10 a 12 horas por dia. Para tanto, deverá ficar na gaiola em local tranquilo, com pouco acesso de pessoas e baixa luminosidade. Cubra a gaiola com uma toalha ou colcha e oriente todos para que deixem a ave descansar paz.

Calopsitas mansas assim como gaiolas especiais são encontrados para venda na Terra Zoo.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS CALOPSITAS:

  • Vivem entre 10 e 15 anos.
  • A ave se reproduz com facilidade, em um ano, podem ter até 3 ninhadas.
  • Após o acasalamento os filhotes nascem em duas semanas.
  • Casal moderno, pai e mãe se dividem para chocar os ovos, de dia o macho choca e a noite, é a vez da mãe.
  • O período do choco é de 16 a 20 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *