close
Gatos

O que significam alguns comportamentos felinos?

gatonacaixaW

 

Gatos são animais fascinantes e cheios de mistérios. Eles possuem o córtex cerebral mais complexo do que os dos cães, pois possuem o dobro dos neurônios, representando cerca de 0,9% de sua massa corporal e têm também uma grande semelhança com a estrutura humana.

É curioso observar os vários comportamentos felinos e importante saber o que cada um significa, para uma boa convivência com eles, afinal, eles têm uma descendência próxima de grandes felinos selvagens e foram domesticados há mais de 10 mil anos atrás.

Um dos comportamentos mais comuns é o balançar da parte traseira do gato. Ficar remexendo o rabo, de um lado para o outro é sinal de que ele está se posicionando para um ataque. Já levantar a parte traseira em direção ao seu rosto é sinal de que o gato está dizendo “olá” para você.

Rolar para os lados, de barriga para cima, é demonstração de submissão ou convidando para brincar. Expor a barriga na sua presença é um enorme sinal de confiança. Mas, não confunda essa posição com aquela em que o gato fica de barriga para cima para se defender de um possível ataque. O comportamento amigável é aquele em que o gato deixa você tocar sua barriga.

Gatos piscam quando estão contentes ou relaxados, fechar os olhos, lentamente, na presença de alguém é um sinal de confiança. Tente piscar lentamente pra ele também, é uma forma de retribuir a confiança.

Gatos gostam de dormir enroladinhos e de sentar sobre as patinhas da frente, pois, além de conservar o calor do corpo, dá uma sensação de segurança para eles.

Quem não conhece o famoso amassar pãozinho? Esse é um comportamento que alguns gatos mantém de quando eram filhotes, e amassavam pãozinho na barriga de suas mães para ajudá-las a produzir leite. Quando seu gato faz isso, é um sinal de que considera você ou o ambiente familiar, ou que está contente ou querendo atenção.

Já levantar a perna é uma forma mais fácil deles se limparem, e mostrar o quanto são flexíveis.

Gatos também se comportam em alguns momentos como se estivessem encarando o nada, mas, na verdade, como eles têm os sentidos aguçados, provavelmente, naquele momento, o gatinho pode estar observando algum inseto ou alguma poeira voando.

Gatos estão sempre preocupados em se proteger, e é comum encontrarem proteção em locais pequenos e fechados. Uma caixa é perfeita pra isso, por isso, adoram ficar dentro delas, seja brincando ou dormindo.

Brincar de morder e arranhar é bem comum e não é, necessariamente, um sinal de agressão, mas pode ser também de brincadeira. Gatos não tem noção de que nós, humanos, não temos pelos para nos proteger de seus dentes e garras. Por isso, essa brincadeira deve ser moderada.

Fazer barulhos estranhos para pássaros ou insetos é um tipo de som que os gatos fazem quando estão se concentrando em um alvo para caçar. Frequentemente, também fazem esse som de frustração por não conseguirem alcançar o alvo.

Muitos gatos adoram beber água com a patinha, e tem explicação para isso: eles podem não querer molhar os bigodes ou podem achar a água muito “parada” e querer dar uma movimentada nela.

Gatos são ótimos no esconde-esconde, e quando querem ficar sozinhos e dormir sem distrações, encontram sempre um cantinho escondido para ficarem. Mas, seja paciente, eles sairão uma hora ou outra.

Esfregar a cabeça contra você é um dos comportamentos mais comuns. Isto significa que você lhe pertence e que é parte de sua vida, é uma maneira de dizer que está à vontade e feliz. É um privilégio se seu gato faz esse carinho em você.

Outro carinho é receber lambidas (lambeijos) de seu gato. Significa que há um vínculo muito forte entre o seu gato e você, já que o que está fazendo é te limpar ou te assear. Embora você possa não acreditar, isto não é nada comum, já que os gatos só limpam se houver um forte vínculo, seja a seus filhos, mãe, irmãos ou donos.

Você tem um gatinho? Que tal conferir nossa seção para felinos no site da Terra Zoo? Tem tudo o que você precisa para o seu bichano ficar feliz! Confira aqui.

Tags : comportamentofelinofelinosgatopet
Terra Zoo

Sobre o autor Terra Zoo

Deixe uma resposta