Categorias
Curiosidades Gatos

Neva Masquerade: criado para encantar

Esta variedade de Gato Siberiano, possui extremidades mais escuras, e encanta por sua beleza

Para os amantes dos gatos ponteados, aqueles com penetrantes olhos azuis e marcações mais escuras no nariz, nas orelhas, na face, nas patas e na cauda, o Neva Masquerade é um prato cheio. Trata-se de uma variedade de gato Siberiano que se diferencia dos demais exemplares da raça apenas por essas características, mas que, desde 2009, passou a ser considerada uma raça à parte pela Federação Felina Internacional (Fife). No Brasil, os primeiros exemplares que se têm conhecimento, foram importados em 2013, da Finlandia e da República Tcheca.
Seu nome homenageia, por um lado, o rio Neva, que cruza a cidade russa de São Petersburgo, e, por outro, o masquerades, bailes de máscara realizados naquela cidade, uma referência a marcação mais escura presente na cabeça do gato. Assim como pode acontecer com os Siberianos em geral, é permitido que o Neva Masquerade tenha qualquer quantidade de branco em qualquer parte do corpo, inclusive em forma de luvas cobrindo as patinhas.
Adaptado ao clima rigoroso do inverno russo, o Neva Masquerade, assim como acontece com Siberiano, tem pelagem semilonga muito densa formada por pelos impermeáveis e ligeiramente ásperos. Os subpelos não ficam deitados, o que lhe dá um aspecto cheinho. Quanto á mudanças na aparência durante o ano, o padrão define que a pelagem de verão é nitidamente mais curta que a de inverno, farta no peito, no colar e nos calções (pelos que cobrem as coxas até os joelhos). Para que a coloração que caracteriza a raça se manifeste numa ninhada, é preciso que ambos os pais portem o gene da cor ponteada, mesmo que esteja oculto.
Grandão, mas ágil

Pesando de 5 até 10 quilos sem ser obeso, o Neva é um gato de médio a grande porte, que demora de 4 a 5 anos para alcançar a maturidade. Moderadamente ativo, adora brincadeiras como perseguir um ponto luminoso de um apontador a laser ou correr atrás de bolinha de papel. É ágil escalador e saltador. Aprecia arranhadores altos, de tipo árvore, gosta de interagir com quem conhece e não costuma ser tímido com os desconhecidos que visitam a casa. Não gosta de viver no colo, mas chega a dormir colado com as pessoas e costuma ronronar e emitir sons baixos, além de participar da rotina da casa.

2 respostas em “Neva Masquerade: criado para encantar”

BOA NOITE AMIGOS…Tenho uma gata com todas essa caracteriscas , o nome del é NINA…porém ela é uma gata miúda , nao é grande, acredito que o desmame tenha sido precose……hoje , com quatro anos e meio, ela pesa no maximo 3,5 kg…..porem é super saudável…..e está em dia com toda as vacinas ….ela tem todas carcterísticas de uma neva masquerade siberiana…..falo isso porque pesquisei miuto…e o comportamento dela coindiz com esse comportamento da raça…..posso estar errado

SO QUERIA ENTENDER, SE ESTOU ERRADO OU CERTO, APRENDI A AMAR OS FELINOS ( todos os gatos, felinios e felidios)…SÃO OS ANIMAIS MAIS EVOLUIDOS QUE EXISTEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *