close
1 (3)

As exuberantes flores conhecidas como girassóis pertencem ao gênero Helianthus, nome que significa “flor do sol”, talvez devido a sua forma de sol estilizado.

O girassol comum produz uma flor bem grande, com 20 a 35 cm de diâmetro e a planta atinge até 3 m de altura. As variedades altas podem ser usadas como cercas vivas provisórias, ao mesmo tempo em que fornecem belas flores para a composição de arranjos originais.

Atualmente em vários países, os floricultores cultivam variedades de girassóis com flores de apenas 8 cm de diâmetro, em cores que vão do branco puro até o marrom, passando por muitas tonalidades de amarelo, laranja e castanho. Essas variedades criadas pelos viveiristas apresentam uma altura variável entre 50 cm e 1,2 m, com flores dobradas e singelas. Todas as variedades de girassóis desenvolvem-se satisfatoriamente em solos pobres e, como são plantas bastante rústicas, toleram bem a falta de água e mesmo algum sombreamento.

As sementes devem ser plantadas a 1 cm de profundidade e com cerca de 60 cm de espaçamento entre uma e outra. As mudas crescem rapidamente e por isso não convém iniciar o cultivo em sementeiras dentro de casa, sendo preferível semear diretamente no local do cultivo.

A época de semeadura vai de setembro a novembro e a floração se dá no verão e outono, dependendo da variedade e da época da semeadura. O girassol comum, Helianthus annuus, deve ser tutorado se existirem poucas plantas ao redor. O local de plantio não deve ser batido pelo vento, para evitar que os caules herbáceos se curvem.

Sementes de Girassol estão disponíveis para compra nas lojas Terra Zoo.

Tags : girassoljardinagem
Terra Zoo

Sobre o autor Terra Zoo

Deixe uma resposta