Categorias
Curiosidades Raças

FILA: o super cão brasileiro!

​Muitos não sabem, mas o fila brasileiro é a primeira raça desenvolvida no Brasil e a primeira a ser reconhecida internacionalmente. Sua origem é desconhecida, mas a teoria mais antiga e difundida reconhece o fila como descendente dos mastiffs portugueses e espanhóis, trazidos ao país durante a colonização, do buldogue inglês e do famoso cão farejador britânico, Santo Humberto.

Fila-Brasileiro_Fotos_6

A mistura originou um cachorro de grande porte, de faro apuradíssimo, que inclusive, em séculos passados, já foi utilizado por capitães-do-mato para recapturar escravos fugitivos. Na história do Brasil, foi cão guarda das tropas de bandeirantes. Fiel escudeiro e dotado de uma coragem incomum, o Fila ajudou os bandeirantes na conquista do território brasileiro, já foi usado para caçar cobras, onças e para capturar escravos fugitivos.

filabrasileiroooo

Durante os anos 70 e 80, chegou ao topo dos registros de novos filhotes no país. Tem um temperamento peculiar no reino canino: é avesso a estranhos. É a única raça que em exposições os juízes cinófilos não o tocam, devido sua valentia. Altamente corajoso. Dominante em seu território. É considerado por muitos exércitos como o melhor cão de guerra, devido a sua indiferença diante de tiros, explosões e luzes fortes.

gfila-brasileiro2

Mas não se deixe assustar pelo seu tamanho, porque ele é muito mais do que um cachorro grandão que serve como cão de guarda: pode facilmente se tornar um grande companheiro também. A fidelidade, outra característica marcante nos Filas Brasileiros, sempre foi muito forte. Tanto que ela até originou um ditado popular que diz “fiel como um fila”. Este traço da raça talvez tenha sido o que mais ajudou a popularizá-la no país. Seu comportamento é sereno, seguro e autoconfiante e dotado de aspecto que infunde temor, sempre pronto para o ataque, o fila, contudo, tem caráter dócil e devotado ao dono. É desconfiado na presença de estranhos e não admite a menor familiaridade. Sem dúvida o Fila é um guardião incomparável.

fila-brasileiro-05

Curiosidade

  • A má fama do fila chegou à Inglaterra antes dele. Em 1991, o animal foi banido antes que sequer fosse importado. Em Nova York, no Reino Unido, Israel, Dinamarca, Noruega, Malta e Chipre é ilegal possuir um fila por ser considerada uma raça perigosa. O Fila brasileiro também é uma raça proibida na Austrália.
  • Alguns creem que o nome “Fila” descende do nome do cão Português então levado para o Brasil, mas também se deve ter em conta que “Fila” significava no Português antigo “Agarrar” e esta era a função principal da raça: “Filar = Agarrar” escravos fugitivos
  • Os cães da raça Fila Brasileiro são também conhecidos como Cão de fila, Boca Negra, cão onceiro, cabeçudo boiadeiro, mastim brasileiro ou cão de guarda brasileiro.
  • O Fila Brasileiro é considerado cão mais apto à guerra

Fila-Brasileiro_Fotos_9

Ficha Canina

Família: cão de guarda
Lugar de origem: Brasil
Função Original: cão de guarda
Personalidade: Corajoso, determinado, intrépido. Pode ser calmo, seguro de si, obediente aos donos e desconfiado em relação a estranhos.
Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Preço médio: varia entre R$ 1.200,00 e R$ 2.100,00.
Pontos negativos: Não é uma raça indicada para pequenos espaços, casas frequentemente visitadas. Vive melhor em sítios e fazendas, do que na cidade.
Pontos positivos: cão de guarda por excelência
Dono ideal: É pesado e necessita de alguém com força para manejá-lo bem. Pelo seu tamanho e brincadeiras pesadas, é contraindicado para idosos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *