Categorias
Destaques Hamsters Pets

Cuidados com hamsters filhotes

Tomar conta de hamsters filhotes – independentemente de tê-los criado ou comprado – pode ser bastante trabalhoso. Mesmo se estiverem com a mãe, é necessário ficar de olho neles para verificar se ela está realizando corretamente seus “afazeres” maternos e não os machucando. Se a mãe não estiver presente, hamsters criados à mão têm pouca chance de sobreviver, mesmo se o dono for bastante carinhoso e atencioso. No entanto, existem algumas maneiras de aumentar a chance de sobrevivência deles, com ou sem a mãe por perto.

Preparando o parto da mãe

Avalie os fatores de risco dos pais. Os hamsters chegam à maturidade sexual ao completarem seis semanas de idade, mas não é aconselhável deixar que cruzem nesse momento. A fêmea deve ter ao menos entre 8 a 10 semanas de idade antes de cruzar, enquanto os machos deverão ter de 10 a 12 semanas de vida. Quando o hamster completar 1 ano, ele não deve mais procriar, já que o risco de os filhotes desenvolverem problemas de saúde disparam. A expectativa de vida média de um hamster é de 18 a 24 meses.

Procure por sinais de que a fêmea dará cria. As gestações desses animais são curtíssimas, durando de 15 a 18 dias. Quando souber que a fêmea está grávida, fique de olhos nos indícios a seguir para saber que ela está prestes a dar à luz:
Agitação
Construção de ninhos
Irritabilidade
Aumento no apetite

Prepare a gaiola para o parto, confira opções aqui. Ao observar qualquer um dos sinais acima descritos, a fêmea está perto de dar à luz, logo, a gaiola deve ser arrumada para que os filhotes possam ficar à vontade. Limpe e prepare-a antes do nascimento, mas não muito perto do dia do parto. É muito importante não incomodar a mãe nos últimos dias da gravidez, já que isso aumenta a chance dela canibalizar os filhotes (devido a uma má formação congênita, por exemplo).

Alguns dias antes de dar à luz, coloque-a em uma gaiola limpa e deixe-a em paz. Se não souber em qual período da gestação ela está, isole-a ao perceber que a barriguinha está aumentando de tamanho.

Tire os brinquedos da gaiola. A mãe pode machucar ou matar os bebês se os brinquedos a atrapalharem. Evite lã de algodão ou outros materiais que possam formar muitos fios no chão da gaiola, atrapalhando a movimentação dos pequenos. Além disso, não coloque palha, já que as pontas afiadas machucarão os filhotes. As alternativas mais seguras são: polpa de celulose, pedaços de papel, faia preta ou carefresh (um material agradável para os animais e que absorve os excrementos).

Dê à mãe o material necessário para que ela faça o ninho, como algo aconchegante, quente e que possa formar uma toca. Papel-toalha ou papel de tecido não tingido são recomendados. A partir dos dois dias anteriores à data prevista do nascimento dos filhotes até 10 dias após ela dar à luz, não mexa na gaiola e nem pegue a mãe no colo. Verifique se a mãe preparou o ninho. Quando estiver quase pronta para dar cria, ela construirá um ninho para cuidar dos filhotes. Por isso, não há necessidade de colocar mais revestimento ou materiais para deixá-los confortáveis ou colocar os pequenos em outro local. Na verdade, mexer nele após o nascimento pode ser algo desastroso, já que hamsters são conhecidos pelo canibalismo; deixar a mãe nervosa pode colocar os filhotes em risco. Ele é maior na primeira semana após o nascimento e em mães de primeira viagem.

Cuidando de filhotes de hamster com a presença da mãe

Interfira muito pouco durante a primeira semana. Depois que os bebês nascerem, continue preenchendo os bebedouros com água e os pratinhos com ração durante sete dias, mas não incomode a mãe e os filhotes. Deixe-os quanto mais isolados for possível, ou seja, longe de barulhos de crianças curiosas, do trânsito e da TV e do rádio, por exemplo. Cães e gatos também não devem entrar no cômodo.

Não pegue os bebês no colo em hipótese alguma durante os primeiros 14 dias. A mãe dos hamsters poderá praticar canibalismo nos filhotes se o dono incomodar. Como é um mecanismo de autodefesa desses animais, fique apenas observando durante os primeiros dias. Durante essas mesmas duas semanas, não limpe a gaiola. Deixe a temperatura do ambiente por volta de 21 °C.

Entenda como os filhotes se desenvolverão. Os hamsters recém nascidos são extremamente vulneráveis – sem pelos, surdos, cegos e com os membros parcialmente desenvolvidos. No entanto, eles crescem com muita velocidade; nesse período os acontecimentos devem ocorrer após esses períodos de tempo se eles estiverem se desenvolvendo de maneira normal e saudável:

5-15 dias: os olhos e ouvidos devem abrir
Sete dias: começarão a andar
Sete a dez dias: comerão alimentos sólidos
Dez dias: início do crescimento dos pelos
10-20 dias: os filhotes já conseguirão usar o bebedouro

Deixe que a mãe cuide dos filhotes. Para maior chance de sobrevivência dos recém-nascidos, a mãe deve ter instintos maternos adequados para isso. A função do dono é apenas ficar de olho e deixá-la fazer o que for necessário. Enervar ou incomodá-la fará com que ela ataque os filhotes. Deixe-a em paz; quando os recém-nascidos estiverem sob os cuidados da mãe, não é preciso fazer nada. Verifique se a mãe está bem alimentada. Nas primeiras duas ou três semanas, quando os filhotes são nutridos pela mãe, é importante que ela esteja bem alimentada e saudável. O dono poderá dar ração de hamster ou comida fresca, como cenouras e erva dos prados.

Bolinhas nutritivas para ratos ou camundongos são melhores opções do que muesli para hamster. Isso acontece porque o animal acaba comendo as partes mais saborosas e deixa as mais nutritivas – e menos apetitosas – no pratinho. Forneça água e alimentos para os filhotes. Ao completarem de 7 a 10 dias de vida, os pequenos já estarão prontos para consumir alimentos e bebidas de outra fonte que não a mãe. Não coloque uma tigela de água na gaiola, já que eles podem se afogar; em vez disso, pegue um bebedouro e coloque o bico cerca de 1 ou 2 cm sobre o leito da gaiola. O bebedouro da mãe também deve ser deixado na gaiola, com a diferença que o outro (especial para os filhotes) será baixo demais para um hamster crescido. Quando estiverem prontos para consumir alimentos, os bebês começarão a “roubar” a comida da mãe, logo, coloque bastante ração sólida após observar que estão prontos.

Separe os hamsters por sexo na idade adequada. Hamsters sírios devem ser segregados ao atingirem três ou quatro semanas de vida ou começarão a brigar. Os hamsters anões podem ficar juntos, mas separe-os por sexo se não quiser que cruzem. Isso deve ser feito dentro de 48 horas após o desmame, que por sua vez, deve ser realizado de 21 a 28 dias após nascerem. A puberdade se inicia entre 2 a 18 dias após o desmame. Nesse momento, os hamsters estarão prontos para reprodução.

Cuidando de hamsters órfãos

Entenda os riscos. Conseguir criar hamsters sem a presença da mãe é algo quase impossível. Os filhotes nascem pouco desenvolvidos e precisam de uma alimentação adequada para sobreviverem. Os nutrientes vêm do leite materno e as fórmulas criadas para substitui-los pouco ajudam na formação saudável dos órgãos e ossos ainda deficientes.

Não fique triste se os filhotes morrerem. A chance já era muito pequena desde o começo, mas ao menos você tentou. Cuidado ao usar uma “mãe de aluguel”. Apesar do leite natural de hamster ser a melhor fonte de nutrição para desenvolvimento dos filhotes, o “aluguel” de uma mãe não é algo que funciona muito bem com hamsters, já que a chance da fêmea lactante canibalizar os pequenos é muito grande. Fêmeas que não estão lactando não poderão fornecer o leite necessário para os filhotes.

Substitua o leite materno da melhor maneira possível. O lactol é a melhor opção para servir como leite materno de hamsters (ele geralmente é dado a cães). Os filhotes precisam estar sob uma dieta rígida 24 horas por dia até que comecem a consumir alimentos sólidos. Por sorte, eles se interessam por comida sólida ao completarem entre 7 a 10 dias de vida. Quando começarem a ingerir alimentos sólidos, você poderá dar leite apenas uma vez a cada três horas.

Use um conta-gotas para alimentá-los. Coloque um pouco de lactol no conta-gotas e aperte a borracha para que uma gota fique pendurada na ponta. Segure-a sobre a boca do filhote; ele tentará lamber ou chupar o leite da ponta. Não espirre leite na boca do hamster. Eles são tão frágeis que até mesmo uma pequena quantidade do fluido pode entrar no pulmão do animal, causando pneumonia ou até afogamento. Essa é uma das principais razões que fazem com que cuidar de hamsters órfãos seja tão difícil.

Regule a temperatura do ambiente. Como nascem sem pelos, os filhotes não conseguem regular a própria temperatura corporal até completarem 10 dias de idade. Mantenha o cômodo em uma temperatura constante de ao menos 21 °C, através de uma almofada, compressa quente ou fechando as janelas e ajustando a temperatura do local. Os filhotes ficarão bem à vontade em temperaturas até 26 °C. Acima disso, eles poderão ser afetados negativamente pelo calor. Quando os filhotes estiverem no ninho, cubra-os parcialmente com o revestimento do leito para deixá-los um pouco mais quentinhos.

Fonte: Wiki How

74 respostas em “Cuidados com hamsters filhotes”

Minha hamster deu filhote em 15/12/19 nasceram 5 filhotes e hj 20/12/19 fez um dia muito quente e morreram 4 filhotes posso removelos da gaiola?

Bom dia, Sivane. Sentimos muito pela perda dos filhotes, sim, é necessário removê-los da gaiola, caso não tenha removido a tempo, a mãe come os filhotes, é comum acontecer, infelizmente. Um abraço.

Olá, tudo bem? O ideal é que não mexa com a mãe e os bebês para que ela não rejeite os filhotes, mas se for realmente necessário trocar a serragem, faça de forma bem sutil, trocando a parte onde ela não está dentro da gaiola, sem mexer neles e num ambiente com pouca iluminação. Você pode fazer isso por etapas, quando ela mudar de lado da gaiola, você trocar a serragem do outro lado, porém, se puder não mexer nesse momento, até os filhotes ficarem independentes, é o ideal.

Olá, tudo bem? A partir dos 21 dias, pode já separar os filhotes da mães, pois ela pode começar a expulsar seus bebês do ninho com mordidas. Se isso ocorrer, deve-se separá-los em outras gaiolas, machos e fêmeas separados.

Bom dia! Sim, o ideal é manter o macho separado, logo após você perceba que a mãe está prenha e evitar ficar tocando a mães e os filhotes, para não estressar a mamãe hamster.

Olá, eu ganhei um pequeno filhote de hamster sírio, mas ainda muito novo, os olhos nem abriram ainda, e estou tentando manter vivo, eu estou fzd compressas quentes e estou tentando alimenta lo, mas na hora de dar o leite acabei molhando o filhote por falta de experiência, eu estou utilizando uma pequena seringa pois n tenho um conta gotas, rapidamente já passei um pano seco mas não adiantou mto, tem algum problema ele se molhar?

Olá, tudo bem?
Pode secá-lo logo após amamenta-lo, o ideal é não deixar ele molhado por muito tempo.

Olá ..A Hamster sírio teve 8 filhotes ,hoje completa 13 dias ,porém a mãe comeu 6 conseguir salvar 2filhotes ,oq posso fazer para ajuda-lo a desenvolver ?
E referente a temperatura?
Quantas vezes tenho que alimenta-los?

Bom dia. Sim, o ideal é deixar a mamãe hamster cuidar dos filhotes, separar somente o macho pai dela e dos filhotes e evitar ficar tocando neles até o desmame. Um abraço.

Boa noite! Minha hamster pariu 7 filhotes dia 7/02/2023, no segundo dia, dia 8 fui retirar o macho da gaiola porém ela fugiu e não a encontrei mais. Não encontrei Lactol para comprar em minha cidade conforme orientação do Terra Zoo para alimentá-los na falta da mãe e estou tentando com leite ninho diluído em água, porém notei que estão com uma leve diarréia, sem nenhum óbito ainda depois de 3 dias sem a mãe… Existe outra alternativa de leite sem ser o Lactol?

Lamentamos muito por sua hamster ter fugido e por estar enfrentando dificuldades para alimentar seus filhotes. O leite de hamster é importante para o crescimento saudável dos filhotes, por isso é recomendável tentar encontrar o leite específico para hamsters, como o Lactol, se possível.Se não for possível encontrar o Lactol, algumas outras alternativas incluem:

Leite materno para bebês: É possível encontrar leite materno para bebês em supermercados ou farmácias. Este leite é seguro para hamsters, mas é importante diluí-lo na proporção de 1 parte de leite para 3 partes de água para evitar problemas digestivos.

Leite de cabra: O leite de cabra é uma alternativa segura ao leite de hamster e pode ser encontrado em supermercados ou lojas de produtos naturais. Novamente, é importante diluir o leite na proporção de 1 parte de leite para 3 partes de água.

Leite artificial para hamsters: Algumas lojas de animais vendem leite artificial para hamsters, que é uma alternativa segura e fácil de encontrar.

Se você está preocupado com a diarréia dos filhotes, é importante procurar ajuda de um veterinário para identificar a causa e fornecer o tratamento adequado.

Lembre-se de que a hamster é um animal social e é importante mantê-los em grupos ou em contato com outros hamsters. Se possível, é recomendável procurar uma nova hamster para ajudar a cuidar dos filhotes.

Bom dia, não, o fato de ficar tocando, não influencia no tempo de vida do hamster, porém, como é um pet frágil, o ideal é deixá-lo o mais a vontade possível. Um abraço.

Olá, gostaria de fazer uma pergunta meus filhotes já completaram 14 dias só que não abriram os olhos, posso pegar eles ou devo esperar abrir os olhos para pegá-los?

Bom dia, o ideal é não pegar os filhotes, para que não deixe seu cheiro natural neles e cause rejeição na mãe. Deixe para pegar, após o desmame. Um abraço.

Olá, os filhotes ficaram sozinhos e a mãe foi pra dentro da casinha sem eles, e só tem dois filhotes dentro da casinha com a mãe, isso é normal?

ola por favor…a roda de exercício eu coloquei dvolta hoje ..os filhotes estao com 3 dias a mae esta usando posso deixar??

Olá minha hamster teve filhotes sem preparação pois eu não tinha conhecimento de sua gravidez devo me preocupar mais do que o normal?
A mãe se locomoveu de um lugar ( tubos) para outro (uma especie de casinha de hamter que coloquei na gaiola maior para ela se acomodar com seu filhotes) quando ela se locomoveu deixou um filhote em especial, com uma colher locomovi ele até perto da casinha para que ela o levasse para a casinha, porém ela subiu o filhote novamente, e e repeti o processo porém desta retirei os tubos e ela levou para a casinha,é algo normal?
obrigada, um abraço!

Ola ! Minha hamster teve alguns filhotes entre ontem e hoje(01/09/2020) ela teve uns 5 filhotes mas ficou apenas 1 pq os outros morreram…
Eu tirei os que estavam mortos e deixei apenas o que esta vivo e como ela nao tem casinha ela levou o filhote para os tubos tem algum perigo dele ser morto pisoteado ? Espero que veja essa minja duvida !

Olá, não tem perigo ela fazer esse manejo, você pode por no local uma caixa de papelão, pois ela sempre vai procurar um local mais escuro e protegido para os filhotes, é instintivo. 😉

Boa tarde minha hamster deu cria no dia 06/09/20 é normal ela amamentar um filhote e dxar o outro só e vice versa e só algum tempo dps ela juntar eles? Nasceram 3 só que um já nasceu morto

Minha hamster teve bebês hoje, porém, como o vendendor falou que ela macho, não estávamos esperando, ela teve os bebês dentro da casinha na gaiola, e pegou papel higiênico para fazer o ninho.
Queria saber se eu deveria tirá-los da casinha para observar melhor o comportamento da mãe, ou se os deixo lá mesmo.
O que fazer?

Boa tarde! A minha hamsters teve 8 filhotes mas uma morreu depois de 9 dias..so que tem dois que são os mais magrinhos que deve ser os ultimos a nascer..eles vão se desenvolver mais demorado que os outros que ja estão fortinhos?

OI, Minha eu comprei uma hamster ainda filhote, mas ela já tem bastante pelagem, porém ela não me deixa tirar ela da gaiola e nem tocar nela, isso é normal por ser um habitat novo ou tem algo errado??
E ela também não consegue beber água sozinha, se eu usar uma seringa pode machucar a baca dela??

Olá, hoje a minha ramster acabou falecendo, e deixou quatro filhotes, eles ja estão com quinze dias, porem não sei como cuidar deles?!

Olá, depende do tamanho do recipiente que você disponibilizar, o ideal é que seja uma quantidade que ele se alimente durante o dia inteiro, isso, você pode observar a rotina dele e verificar a quantidade ideal.

Boa noite, ja faz duas semanas que minha hamster deu cria, fui limpar a gaiola por esta muito suja mais nao peguei nos filhotes, vi umas atitudes dela de morder eles depois disso, sera que ela nao esta mais os reconhecendo? O que eu faço ?

A minha hamster teve 6 bebê do que 4 morreu e ela está tentando Matar os outros oq devo fazer ??

Olá, o ideal é que não toque na gaiola durante um tempo, o ideal é mexer o mínimo possível na gaiola e deixar num ambiente com pouca luz. Para reduzir o estresse da mãe.

Oi minha hamister teve filhote mais acabou fugindo da gaiola quanto tempo ela sobrevive sem comida pois não consigo a chapa de jeito nenhum ganhei ela sem saber q estava grávida

Ola minha ramister criou dia 05/12/2020 e depois quando fizeram uma semana ela esta comendo ela crio 9 bbzinho agr so tem 6 estou pensando em separar e amamentar ele manualmendo eh o certo a se fazer ou devo deixar ???

Minha hamster teve filhotes dia 23/03/3021 posso dar leite que nos tomamos pra eles se sim com quantos dias se nao por que , e com quamtos dias posso pegalos???? Terra zoo ?????

É a primeira vez que tenho filhotes e acho que é a primeira vez que minha hamster teve bebês, ela teve filhotes 6 filhotes, mas comeu 2 e um morreu por algum motivo, ele não tava machucado, e ela tá tentando atancdo um, e eu separei ela, sei que é errado mas já tô ficando muito triste dela tá atacando eles mesmo sabendo que isso é normal.

E agora ela tá agitada, e faz 2 dias q eu ñ durmo por medo dela comer eles😪

Esqueci de dizer que eles tem 10 dias e queria saber oq posso dar pra eles comerem pra evitar de deixar ela com eles
Infelizmente
Eu só queria dormir um pouquinho

Então minha hamester teve 7 filhotes dia 20/04/2021 e ela morreu hoje dia 27/05/2021 e eu não sei oq fazer poderia me ajudar????

Sentimos muito 🙁
No caso, o ideal é tentar colocar os filhotes junto a outra mamãe hamster, se não for possível, pode alimentá-los com leite para filhotes, o Pet Milk, por exemplo.

Oi espero que vc possa tirar minhas dúvidas minha hamster pariu ontem dia 05/05/2021 ela pariu 8 ontem ela comeu um e um nasceu morto … eles nasceu muito pequeno do que o normal quando fui para o serviço tinha 6 quando cheguei só tinha 4 um morto e outros dois e mais grande e um bem pequeno vc sabe me explicar o pq esta morrendo ou pq nasceu tão pequeno e acho que ela comi mais dois hoje 🥺 se puder tirar minha dúvida vou ficar muito grata

Olá, boa tarde! Essa variação no tamanho dos filhotes é de acordo com a quantidade de filhotes que ela gerar, quanto mais filhotes, maior a probabilidade de nascerem uns menores que outros. Sobre a mortalidade, é que os hamsters são animais bem sensíveis e os menores, às vezes, tem menos força para sugar o leite e acabam não sobrevivendo. Já no caso da mãe, situações de estresse como: manipular muitas vezes os filhotes, limpar a gaiola com muita frequência, acabam gerando estresse na mãe e ela acaba comendo os filhotes, o ideal é mexer o menos possível assim que ela tiver os bebês, manter o ambiente com menos claridade, etc. Esperamos ter ajudado.

Olá! Minha hamster teve 6 filhotes, ambos estão com 19 dias. 5 deles cresceram saudáveis, mas um em especial não cresceu, apesar de já ter pelo. Ele está bem fraquinho, nem está conseguindo comer direito e andar. Como fazer para ele sobreviver?

Minha hamster teve 8 filhotes todos vivos ate agora, e ja estao com pelos e comendo comida solida posso pegar neles para mudá-los para uma gaiola maior ? Eles nasceram dia 01/08 e hoje é 16/08…

Olá, não sabia da gravidez da minha hamster e hoje ela teve filhotes, só que minha gaiola está suja, o que faço? E o que faço com o pai, está na mesma gaiola?

Olá, tudo bem? O ideal é que não mexa com a mãe e os bebês para que ela não rejeite os filhotes, mas se for realmente necessário trocar a serragem, faça de forma bem sutil, trocando a parte onde ela não está dentro da gaiola, sem mexer neles e num ambiente com pouca iluminação. Você pode fazer isso por etapas, quando ela mudar de lado da gaiola, você trocar a serragem do outro lado, porém, se puder não mexer nesse momento, até os filhotes ficarem independentes, é o ideal. O pai deve ser tirado da mesma gaiola e colocado em outra, senão ele pode comer os filhotes.

Boa noite… já é a segunda fez que a minha hamster dar cria. Da primeira vez eu não sabia que não podia pegar nos filhotes, daí ela rejeitou todos. E agora dessa segunda vez ela, resolveu fazer o ninho dentro da casinha que vem dentro da gaiola, acredito que devido o espaço, muitos morreram. Notei que uns estavam machucados também, será se ela começou a rejeitar novamente. Por precaução, resolvi tirar os três que sobraram e eu msm alimentá-los. Eles tem duas semanas de vida. Notei que ela ficou triste, só num cantinho, depois que tirei os que restaram. Será se eles tem chance de sobreviver?! Estou dando a eles o Pet Milk, porém só fico em dúvida na quantidade e de quanto em quanto tempo dar.

Olá, tudo bem? Alguns fatores contribuem para a rejeição e até mesmo canibalismo dos filhotes:

A presença do macho após a fêmea parir, pode deixá-la nervosa e agitada, principalmente se o mesmo estiver no cio;

O manuseio frequente por parte do dono do pet, faz também com que a fêmea devore os filhotes;

Qdo os filhotes são tocados por mãos perfumadas, eliminando o cheiro natural necessário para identificação da cria;

Nascer mais filhotes que a mãe pode manter, faz com que ela sacrifique alguns para manter os outros;

Filhotes que por ventura nasçam com defeitos genéticos, são devorados havendo assim uma seleção natural.

Melhor ficar atento a esses detalhes.

Os filhotes estão se comendo, já morreram 2. Nasceram tem 1 semana, o que eu faço, só tem 6 agora.

Olá minha hanster teve filhotes eu não sabia que tava grávida porém faz poucos dias q comprei, a dona falou q uma vez ela comeu primeira criar será possível que ela possa comer essa?

Olá, tudo bem? Sim, a mamãe hamster pode vir a comer os filhotes caso seja submetida situação de estresse, então, não é recomendado ficar manuseando os filhotes e deixar na gaiola/ambiente mais escuro, sem luz direta no ambiente, pode por um pano mais fino por cima, para deixar ela mais tranquila.

Bom dia! O ideal é você manusear menos vezes possível, para a mãe não rejeitar os filhotes. Só manusear para limpar a gaiola é o ideal.

Olá, tudo bem? A partir dos 21 dias, pode já separar os filhotes da mães, pois ela pode começar a expulsar seus bebês do ninho com mordidas. Se isso ocorrer, deve-se separá-los em outras gaiolas, machos e fêmeas separados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *