Categorias
Cães Destaques

Conhece o Griffon Belga?

Alerta, amigável, curioso e leal, este cão é extremamente apegado ao dono, o seguindo por toda parte. Inteligente, é fácil de ser treinado. Sua expressão facial é quase humana. Este cão pode até ficar algumas horas sozinho sem fazer estragos na casa, mas não por muito tempo. De natureza curiosa, precisa de interação e exercícios para não ficar entediado. Ideal para quem mora em apartamento e indicado para idosos ou casais sem crianças ou com filhos mais velhos.

A cinofilia moderna o subdivide em três variedades consideradas raças autônomas, cada uma com seu standard respectivo. São elas o Griffon Belga, com pelo duro e desordenado, na cor preto, preto fogo, preto e verelho misturados; o Griffon Brabantino, de pelo curto e cor vermelha, com mascara escura e ainda o Griffon de Bruxelas, com pelo duro e cor vermelha.

Os griffons belgas são graciosos cães de companhia, muito vivos, inteligentes e sempre interessantes. Como acontece com tantos outros cães, as suas origens são pouco conhecidas ou, pelo menos, muito confusas, tanto que são vários os países que os disputam. Entretanto, tudo permite supor que o primeiro griffon, com características muito semelhantes ao atual, tenha nascido na Bélgica. Não é casual que esta raça receba vários nomes tais como griffon belga, de Bruxelas, ou brabantino.

Segundo os holandeses, deve-se ia buscar a origem do griffon na descendência do smoushondje, raça quase extinta. Os ingleses, pela sua parte, atribuem-se a origem afirmando que o primeiro exemplar nasceu em 1873 do cruzamento dum yorkshire terrier com outro terrier. Para os alemães, finalmente, não se trataria de outra coisa que uma variedade de pequeno griffon alemão, isto é, de affenpinscher.

É um cão curioso, animado, engraçado, alegre e atento ao que está acontecendo ao seu redor. O Griffon Belga é um cão amável com todos, se dá bem com outros cães e até mesmo com gatos. Inteligente e fácil de treinar, carinhoso, tranquilo e sente um grande apego a sua família. Alguns podem ser barulhentos, mas será devido ao tédio ou solidão.

Expectativa de vida: de 10 a 15 anos
Origem: Bélgica
Classificação: Raça
Personalidade: Inquisitivo, Vigilante, Alerta, Self-important, Companheiro, Sensível
Cores: Preto, Belge, Vermelho, Preto e canela, Azul, Marrom

Uma resposta em “Conhece o Griffon Belga?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *