Categorias
Cães Destaques

Conheça o grande boiadeiro suíço

Dotado de temperamento tranquilo, que demonstra grande segurança em si mesmo, o grande boiadeiro suíço é um excelente condutor de manadas.

Tal como se apresenta hoje, a raça provém diretamente dos cães que acompanharam os antigos confederados suíços nas guerras da Idade Média.

A raça conheceu um período difícil em 1489, quando o burgomestre da cidade de Zurich ordenou que não fossem mais criados, por considera-los muito agitados para a caça. A ordem no entanto, terminou provocando uma reação violenta dos camponeses, que os consideravam companheiros fiéis e auxiliares inestimáveis. Este é um dos poucos exemplos de reconhecimento por parte do homem em relação a uma raça canina, que aqueles séculos escuros da Idade Média nos legaram; reconhecimento, que antes de tudo, serviu para que perdurasse uma raça notável, cuja história está intimidade ligada a do povo suíço.

Além do trabalho especifico de cão de rebanhos, o grande boiadeiro tem se mostrado muito idôneo como guardião, cão de defesa e também de tiro; atividade esta a qual somou-se, recentemente, outra, não menos importante: a de fiel cão de companhia.

Expectativa de vida: de 10 a 11 anos

Cor: Tricolor

Personalidade: Dedicado, Protetor, Boa natureza, Alerta, Autoconfiança, Destemido

Altura: Macho: 65–72 cm, Feminino: 60–68 cm

Peso: Macho: 60–70 kg, Feminino: 50–60 kg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *