close
forma-correta-e-eficaz-de-proteger-dos-caes-a-sua-horta-caseira

Manter uma horta em casa é a melhor forma de consumir produtos orgânicos. Além da economia e dos nutrientes, cultivar um espaço só para plantar alimentos pode ser uma atividade apaixonante. Se você tem bichinhos de estimação em casa, não precisa desistir de ter uma horta. Com alguns cuidados básicos, você pode ter os dois.

Quem já se deparou especificamente com seu cachorro fazendo buracos no quintal ou em sua horta certamente passou por um grande desespero. Geralmente os cães fazem isso para se esquentar, se divertir, fazer caminhas, fazer exercícios, esconder alguma comida rara ou caçar bichinhos. O segredo é desviar a atenção do animal. Brincar com ele, fazer uma casinha, dar um paninho para ele brincar pra lá e pra cá e fazer a cama ao seu estilo.

Faça o que eles mais gostam, dê um pouco de atenção e carinho. Assim ele irá tirar o foco de suas plantas e irá se divertir com você. Mas acima de tudo, lembre-se de que tanto cães quanto gatos são adestráveis: esta é a saída definitiva para ensinar seu animal a respeitar sua horta.

Uso de cercas

Se você tem uma horta e animais, certamente já se deparou com fezes dos seus bichinhos em suas plantações. Isso tem uma explicação: animais domésticos têm por instinto natural ter seu território limpo, livre de fezes, urinas e outras sujeiras.

Por ser um solo mais permeável, que escoa a urina e absorve as fezes mais rapidamente, se torna quase que impossível que cães e gatos não se sintam atraídos ao fazer suas necessidades nesse tipo de terreno.

Uma dica prática é o uso de cercas em suas hortas de forma que impossibilite a entrada de seus animais. Além disso, apostar em plantas de copa alta pode vir a ser uma grande solução para aqueles que possuem animais com instintos caçadores. Bambu mossô, rhafis, frutíferas e arvoretas são ótimos para resistir a pulos de animais de grande porte.

Plantas Compatíveis com Animais de Estimação

Plantas que fazem cócegas no focinho e no peito também podem vir a ser boas escolhas. Entre elas estão o alecrim, russélia, aspargo, fênix.

O capim-limão é muito atraente para os pets: ele tem efeito calmante e provoca uma limpeza digestiva. Dessa forma, sempre que seu bichinho vomitar ou passar mal, esta pode vir a ser uma boa opção para ajudá-lo. No entanto, não devem estar em permanente alcance dos seus peludos. No caso dos gatos, sempre é possível plantar milho de pipoca num vaso largo como prêmio de consolação: eles adoram.

Plantas que Devem Ser Evitadas

Animais tentando devorar suas plantas, flores e ervas é algo consideravelmente comum. Por isso deve-se ter o maior cuidado possível ao plantar flores ou plantas desconhecidas. Algumas dessas verdinhas podem ser altamente tóxicas aos seus bichos.

Algumas plantas que podem ser de alto risco para seus animais:

Antúrio
Bico de papagaio
Espada de São Jorge
Costela de Adão
Copo de leite
Espirradeira
Hibisco
Lírio da paz
Samambaia
Arruda
Comigo ninguém pode

Temos que ter a consciência de que ter uma horta em casa é algo altamente recompensador e pode vir a ser uma ótima forma de aliviar o estresse e sentir-se mais feliz.

Mas, ao mesmo tempo, a saúde de nossos animais é algo que deve ser preservado e que devemos ter muita atenção ao ter-se alguma horta em casa.

Fonte: Faz Fácil

Tags : cachorrocachorroscãescuriosidadegatohorta
Terra Zoo

Sobre o autor Terra Zoo

Deixe uma resposta