Categorias
Coelho Curiosidades Destaques Pets

Coelho: um pet cativante que se adapta à rotina humana

Já pensou em ter um coelho de estimação? Se sua resposta for positiva, mas, você nunca teve um e quer ter o amor desse pet tão fofo e cativante, confira nossas dicas e sempre consulte seu veterinário de confiança.

Os coelhos são ótimos animais de estimação, pois possuem uma personalidade receptiva e se adaptam facilmente à rotina humana. O coelho é perfeito para a vida doméstica, inclusive para espaços reduzidos e para quem não tem quintal, como para quem mora em apartamentos!

Há muitos tipos de personalidade diferentes de coelhos, alguns são ativos, alguns são preguiçosos e alguns estão no meio termo. Ao segurar um coelho, seja gentil e segure-o com ambas as mãos, nunca tentando puxá-lo de qualquer jeito.

Para preservar sua saúde e alegria, o coelho precisa de alguns cuidados especiais: alimentação adequada, um viveiro confortável e quentinho, e um tempo, durante o dia, para saltitar e correr livremente.

Alimentação

Coelhos devem ser alimentados com ração apropriada e ter feno à vontade. A ração deve ser cuidadosamente controlada a partir de cerca de 6 meses para que o coelho não fique obeso. Os vegetais devem ser dados, todos os dias, a partir de cerca de 6 meses de idade, com o mínimo determinado pelo peso do coelho (leve ao veterinário para uma consulta).

Ofereça, uma vez ao dia, pelo menos um vegetal que contenha vitamina A. Frutas são quitutes especiais e devem ser dadas com moderação. E tanto as frutas quanto as verduras devem ser livres de pesticidas e muito bem lavadas!

Carnes, bebidas gaseificadas ou coloridas artificialmente não foram feitos para coelhos. Alface é um bom alimento, desde que seja orgânico.

Higiene e espaço 

Caso você opte pela gaiola, a limpeza deve ser realizada com certa regularidade, afinal, ninguém gosta de uma casa suja. Mas, deve haver o tempo diário para deixá-lo fora da gaiola também. Deixe o coelho explorar um pouco o espaço da casa, durante algumas horas por dia.

Se você pretende criar em um espaço a céu aberto, como quintal ou jardim, não esqueça de um espaço coberto para o coelho se proteger da chuva. Ele só precisa de uma gaiola (que pode ficar com a porta aberta) de 3 metros de largura x 2 metros de profundidade X 2 metros de altura, no mínimo. Se você optar em ter mais coelhos, eles irão precisar de mais espaço e uma gaiola maior ou cada um ter sua gaiola. O fundo da gaiola deve ser plano e não com os espaços normais de grades. Busque sempre a maior gaiola possível, pois espaços pequenos demais não são para coelhos.

Lembre-se que você terá que dar atenção para ele todos os dias, pelo menos um pouquinho. Quando viajar, certifique-se que alguém poderá tomar conta dele para você. Além desse tempo para seu coelho, deixe ele também ter alguns brinquedos seguros e atóxicos para brincar sozinho.

Se você tem um jardim, cuide para que este fique imune a vermes e bactérias, principalmente se você gosta de levar seu coelho para brincar nele. Doenças simples podem se tornar uma grande dor de cabeça e uma doença grave para seu bichinho. Certifique-se que seu coelho brinca e faz exercícios suficientes para não ter problemas devido a obesidade.

É importante que o coelho tenha sempre algo para roer em sua gaiola, preferencialmente madeira não tratada, ou ele terá problemas com sua dentição. Se ele ficar solto em casa, faça um ambiente à prova de coelhos, escondendo os fios da casa e objetos que você não quer que ele fique roendo.

Não é necessário dar banhos no seu coelho, mas se julgar necessário, pergunte ao seu veterinário qual xampu é mais adequado, para não causar nenhum problema de pele no animal. Para mantê-los frescos nos dias quentes, coloque gelo, água gelada ou um azulejo frio na gaiola. Não coloque cobertores na gaiola, pois o material com que o cobertor é feito pode sufocá-lo.

Gostou das dicas? Qualquer dúvida, consulte sempre um veterinário e, se você pretende ter essa fofura em casa, confira aqui tudo o que seu pet precisa!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *