close
psitacideos-06

Hoje em dia é muito comum as pessoas terem pássaros em casa como animais de estimação, principalmente psitacídeos, considerados muito inteligentes, interativos e carismáticos, como os Papagaios, Calopsitas, Periquitos etc…, essas aves adoram ficar bem pertinho de seus tutores, geralmente pousadas em seus ombros. Bastante curiosas, quando os donos vão comer alguma coisa, elas também querem colocar o bico, literalmente, onde não são chamadas!

No entanto, devemos nos precaver, pois muitas dessas guloseimas são um veneno para seu animalzinho. É importante conhecer as comidas que podem ser perigosas para não fazer mal à ave, mesmo que sua intenção seja apenas agradá-la.

A seguir, listo alguns exemplos dos principais alimentos que são dados frequentemente aos psitacídeos, mas que deveriam ficar totalmente fora de sua dieta.

Lista negra

Muitos alimentos exigem do dono uma atenção especial, pois podem causar sérios danos à saúde da ave. O alface, por exemplo, deve ser banido da dieta dos psitacídeos porque é um laxante e pode causar diarreia neles e até levá-los a óbito, dependendo da gravidade.

O agrião, como irrita as mucosas do estômago e do intestino, também deve ser banido. Quanto às frutas proibidas para os psitacídeos, o abacate está no topo da lista por conter altíssimos níveis de gordura, podendo ocasionar doenças hepáticas e obesidade, além de diarreia e de causar problemas nas penas, por afetar também a absorção de nutrientes.

Outros alimentos que podem trazer problemas, e que, portanto, devem ficar fora da dieta, são as folhas de batata, de tomate e de feijão, sementes de maçã e pera, bebidas alcoólicas, refrigerantes, fermentados (pães e bolos), sal e caroços de damasco, de cereja, de ameixa e de pêssego, embora as frutas sejam liberadas. Leite e seus derivados, como queijo, iogurte, requeijão, manteiga etc. também não devem ser oferecidos, pois as aves não conseguem processar a lactose no organismo, o que causa malefícios.

Café e chocolate causam hiperatividade, vômitos, diarreia e batidas cardíacas irregulares. Amêndoas, azálea, begônia, cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, lírio, comigo-ninguém-pode, samambaia, também são todos alimentos tóxicos para os psitacídeos e devem ser retirados do ambiente que vivem ou frequentam.

Fonte: Cães & Cia

Tags : avescalopsitacanáriocuidadospapagaiopetpsitacídeos
Terra Zoo

Sobre o autor Terra Zoo

Deixe uma resposta