Categorias
Raças

Afghan Hound, um cão de estilo exótico

Dono de um dos penteados mais belos e ‘desejados’ no mundo canino, o cachorro da raça Afghan Hound, também chamado de Galgo Afegão, consegue facilmente chamar a atenção por onde passa. Não se pode negar que é uma das mais belas raças de cães. Tido por muitos como “o rei dos cães” dá um show em elegância e estilo tanto no físico como no jeito de ser e se manter aristocrático. Não é à toa, que foi durante muito tempo companheiro de príncipes e soberanos e de tempos em tempos, surge um Afghan “dando aulas” em desfile de moda, tamanha a elegância na maneira como se move. A postura é impecável, tanto andando, como parado. Se correr, o espetáculo então é maior ainda. Parece flutuar sobre o solo e a pelagem voa ao vento.

afghan hound 07
Não há dúvida de que ele é o protótipo da elegância canina. Seus longos ‘cabelos’ são fabulosos e eles parecem saber disso. Sua pelagem incomum a cães de grande porte – os fios retos, lisos e sedosos podem ir quase ao chão- o deixam ainda mais especial. O rabo, geralmente sem pelos e com o inusitado formato de um ponto de interrogação, é um charme à parte. Alguns Afghans complementam a beleza da pelagem com um quê supersofisticado: a barbicha ou mandarim, como é chamada pelos criadores.

afghan hound 05

Por traz desta elegância e nobreza, existe uma personalidade forte que faz jus à fama de “distante”. Eles não são carentes e nem obedientes nem sempre – ou melhor, quase nunca -, atende quando é chamado. Por não se submete a ninguém, o Afghan ficou famoso pelo baixo nível de obediência o que lhe rendeu o título de raça menos inteligente do mundo. Porém o Afghan não é exatamente um cão burro já que inteligência e obediência são coisas diferentes e muitas vezes não andam juntas. Muito pelo contrário, ele simplesmente tem uma personalidade forte e obedece a comandos quando quer.

afghan hound 04

De fisionomia glamurosa, o Afghan Hound é calmo, quieto e reservado, mas também é alegre e carinhoso. É intuitivo, tem uma boa memória e um grande senso de iniciativa. Ele é dotado de uma excelente visão e de grande velocidade. O convívio com o Afghan é sossegado. Ele é um cão pacato. Apesar de grande, se acostuma facilmente em ambientes pequenos. Dentro de casa, passa a maior parte do tempo repousando.

afghan hound 03

Origem e história da raça

A origem do Afghan Hound, considerada uma das mais belas e exóticas entre todas as raças, é muito antiga e perde-se no tempo. Por isso mesmo, sobram lendas a respeito da raça, que teria sido, segundo relatos, o representante da espécie canina na arca de Noé. As especulações sobre a origem da raça são muitas, e algumas acreditam que o Afghan Hound já existia no Antigo Egito há milhares de anos. E possui este nome porque foi no Afeganistão que os cães desta raça se desenvolveram e permaneceram isolados do Ocidente por vários séculos. No Afeganistão, sua terra de origem, os Afghans eram excelentes cães de caça que perseguiam lebres e gazelas. Porém, graças à sua beleza e porte, logo foi transformado em um cão de luxo e de companhia, quando foi levado clandestinamente para a Europa e aos EUA, já no século 20.

afghan hound 02

Curiosidades

  • O primeiro cão clonado no mundo, em 4 de agosto de 2005 por cientistas da Coréia do Sul, foi um da raça Afghan Hound, chamado Snuppy.
  • Considerada umas das raças mais antigas que se tem noticia, o Afegão foi apelidado de “Cão da Arca de Noé”;
  • No Westminster Kennel Club Dog Show, uma das mais prestigiadas exposições caninas do mundo, dois Galgos lideraram o pódio, Kabik’s The Challenger (“Pepsi”) em 1957 e Shirkhan of Grandeur em 1983.
  • Aparentam como se tivessem passado todos os dias no salão de beleza. São competidores formidáveis em exposições de cachorro.

afghan hound 01

Ficha Canina

Raça: Afghan Hound
País de Origem: Afeganistão
Grupo: Cães Lebréis (sighthound), caça pela visão e velocidade
Utilização: cão de caça, cão de companhia e de exposição, de guarda e de corridas
Porte: Grande
Expectativa de vida: entre 12 e 14 anos
Comportamento: brincalhão, independente, tranquilo, sociável, mas distante com os estranhos
Posição no Ranking de inteligência: 79ª
Cão para apartamento: não
Cão para crianças: sim
Preço do Afghan Hound: R$ 1.800,00
Outros nomes: Tazi, Baluchi Hound
Pontos fortes: Se adapta bem à vida dentro de casa se puder desfrutar de passeios compridos e corridas regularmente.
Pontos fracos: sensível à anestesia, propenso a lesões da cauda. Custo de manutenção elevado. O Afghan é vaidoso o bastante para ficar abatido caso seus pelos estejam maltratados. O banho deve ser semanal. Entre lavar, escovar e secar sua linda pelagem vão cerca de três horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *