Categorias
Destaques

A inteligência e curiosidade do Airedale Terrier

Até há pouco tempo a cinofila oficial colocava o Airedale Terrier entre as raças de defesa. É, na realidade, um excelente auxiliar do homem, não só para a defesa, mas também para a caça: o airedale tem olfato fino e no trabalho pesado do pântano são poucos os cães capazes de igualá-lo. Seu pelo duro e subpelo oleoso o fazem resistente à água e ao gelo e, dada a sua robustez e audácia, é usado em alguns países para a caça do javali, do cervo e do urso.

Os primeiros em criar este cão foram os operários de Leeds, pequena cidade nas margens do Aire, em Yorkshire, Inglaterra. Era usado como destruidor de ratos, caçador de lontras, sabujo, cão de mostra de água naquelas regiões.

No princípio do século passado, os otterhound também eram muito usados para caçar lontras, excelentes nadadores, capazes de seguir estes animais por água e terra, mas inúteis quando a lontra, enganando-os com mil astuciais, achava refúgio na sua toca construída à flor da água, ao longo das margens do rio.

Então pensou-se em criar um cão apto, precisamente, para caçar lontras dentro de sua toca. Na zona existia desde tempos atrás, um tipo particular de cão, muito usado nos cruzamentos com outras raças: era o “working terrier” ou terrier de trabalho, naturalmente, pensou-se em cruzá-lo com o otterhound com o objetivo de conseguir a nova raça desejada, e assim surgiu o airedale terrier.

Em 1900, o patriarca da raça, Champion Master Briar, foi ganhando notoriedade, e sua descendência levou essa influência para a América. O tamanho e a coragem do Airedale Terrier continuaram a promover sua fama de caçador, inclusive de animais grandes. Conhecido como o “rei dos terriers”, o Airedale é o mais alto entre eles. Graças a sua inteligência ele também conquistou seu lugar como cão policial e cão doméstico, duas funções que o agradam até hoje. Depois da Primeira Guerra Mundial a sua popularidade caiu e hoje em dia ele é maior em reputação do que em quantidade.

Expectativa de vida: de 10 a 12 anos

Cor: Preto e canela

Personalidade: Extrovertido, Alerta, Amigável, Confiante, Corajoso, Inteligente

Altura: Fêmea: 56–59 cm, Macho: 58–61 cm

Peso: Fêmea: 18–20 kg, Macho: 23–29 kg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *