Categorias
Cães Curiosidades Raças

BASSETS ALEMÃES/ DACHSHUND/ TECKEL

O basset alemão, também conhecido por dachshund ou teckel, é um cão de toca por excelência. Excelentes cães de caça, se o refúgio subterrâneo, onde a raposa e o furão se esconderam, tem uma embocadura que não permite a entrada do basset, este, com maestria e rapidez, põe-se a trabalhar para alarga-la.

A seguir, tanta penetrar nela e estica-se-se para logo encolher-se. A esses exercícios, praticados durante gerações e séculos, deve-se atribuir talvez, a particularíssima estrutura física do basset, obtida por uma leve, mas constante modificação da sua conformação geral; o resto é obra da seleção humana. E justo, então falar de anomalia ao referir-se ás características do basset; mas trata-se evidentemente, duma anomalia que corresponde a exigências precisas de trabalho.

Monumentos funerários do antigo Egito nos mostram cães não muito diferentes do atual basset alemão, mas isto não é suficiente para considerar a raça de origem egípcia, por outro lado, no Perú e no México encontram-se estatuetas que representam cães muito parecidos com os bassets egípcios. Isto demonstraria o que se sustentou muitas vezes, que o “bassetismo” produziu-se em diversas regiões. Pode-se supor, pois que o dachshund tenha-se formado, ou pelo menos se aperfeiçoado, na Alemanha, em tempos muito remotos.

Entre nós é considerado cão de companhia, inteligente e afetuoso; mas na Alemanha, e também na Inglaterra, ainda hoje é utilizado para caçar animais de toca.

Dotado dum olfato finíssimo, que lhe permite seguir a mais tênue das pistas, costuma alcançar a toca e penetrar arrojadamente nela, atacando o adversário que se escondeu; infelizmente, não é raro que se resulte vítima do seu próprio arrojo. Mas o basset alemão é também um bom sabujo, capaz de atacar a animais de caça grossa, aos quais, muitas vezes, consegue entreter até a chegada do caçador, o que resulta difícil de crer dado do seu aspecto e suas dimensões, mas como ocorre muitas vezes, também com os cães as aparências enganam. Apesar da desproporção entre o corpo longo e os membros curtos não deve parecer sem graça.

image002-1

 

Temperamento

Além de ótimo ajudante na caça, o Basset Alemão é um grande companheiro, pois é obediente, adora agradar e assimila bem o que aprende. Embora pequeno, trata-se de um animal de natureza destinada à caça.

Outra qualidade é o seu fácil aprendizado, além de ser um cão muito obediente. De temperamento dócil, o Basset Alemão é um animal muito leal e faz de tudo para agradar ao seu dono.

Nome científico: Canis lupus familiaris

Classificação superior: Cachorro

Altura: 30 – 38 cm (Adulto, até à cernelha)

Origem: Alemanha

Classificação: Raça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *